sexta-feira, 27 de maio de 2005

a touca


Hoje, como é aniversário do meu querido filho Chico, vou escrever sobre futebol!
Anteontem assisti um jogo de futebol na TV. Coisa rara, raríssima, eu não gosto muito de futebol, nem time eu tenho até hoje.
Era um jogo do Palmeiras contra o São Paulo, um jogo importante, bacana. O João me chamou para ver com ele.
- Só que você vai torcer pro Palmeiras, viu mãe?
- Torço, prometo.
Estranhei. Nunca ninguém me convida para ver nada aqui em casa. O Chico inventou que eu dou azar e até me tira da sala nos jogos do Santos.
Topei. O jogo começou, e eu tentei ficar o mais quieta possível para não dar nenhum fora.
É muito maluco ver um jogo de futebol. Claro que você sabe quem é de qual time, pois os jogadores tem camisas de cores diferentes. Mas como o locutor consegue saber quem é quem? Não é possível, ele deve errar a metade do que ele fala. Eu não consigo nem acertar o nome dos filhos na hora do jantar, imagina você falar sem parar uma hora e meia os nomes de pessoas iguaizinhas, com a mesma roupa e ainda por cima correndo em círculos?
No meio de todos aqueles jogadores idênticos, notei um diferente. Era um jogador do Palmeiras, baixinho, que tinha uma cabeça grandona com um cabelo meio black power.
Aquele era fácil de saber quem era. Só dava a cabeleira dele em campo, correndo daqui pra lá.
- Olha João, aquele ali. Se todo jogador tivesse um cabelo diferente ia ser mais fácil da gente entender o jogo – comentei – Um com cabelo longo, outro de rabo, outro com um coque...
- Shiu, mãe. Pára de falar.
- Ou com cores diferentes. Cada um com uma cor no cabelo. Um amarelo, outro ruivo, outro mesclado.
- Shiiiu!
Foi quando eu tive a idéia.
Toucas!
Sim, gente, os jogadores de futebol deveriam usar toucas. Imaginem todos com toucas de tecido, tipo aquelas toucas de banho, que não incomodam porque são largas, com um número em cima, bem grande. Afinal de contas, a gente só vê o jogo de cima mesmo, até as propagandas são feitas para olhar de cima. Imagine cada um dos rapazes com uma touquinha da cor do time com um numerão, que maravilha? Ora, se os nadadores usam, porque os jogadores de futebol não podem usar?
Tive a maior vontade de contar essa idéia sensacional para os meninos. Mas fiquei calada. Ichi. O Palmeiras tinha acabado de perder. E... be, o João me olhou feio.
- É, mãe... Da próxima vez eu vou ver o jogo sozinho. Você me desculpa, mas o Chico tem toda razão. Você dá o maior azar.

Nenhum comentário: