terça-feira, 14 de dezembro de 2004

um teatro à antiga


50 anos atrás?

Mas não era disso que eu ia falar! Eu bem que tento falar de arquitetura, mas sempre disperso...
Ia apenas comentar esse "novo" projeto do Niemeyer para o Ibirapuera.
- Novo? Um projeto de 50 anos atrás? - me perguntou o meu amigo Edu, rindo - É o mesmo que inaugurarem em 1954 um projeto de 1904! O Niemeyer ia detestar!
Bem. Se ele não fosse ele, O GRANDE MININEYER, e sim um médico, por exemplo, operando com técnicas e idéias de 50 anos atrás, com toda a certeza ia perder o CRM. Mas ele é ele, e, convenhamos, o projeto não é um teatro, mas uma "obra de arte" do nosso mestre.
Não sei avaliar, não... além do que o Niemeyer é Mega-Deus-do-mundo e quem-sou-eu-para-discutir-isso. Mas existe uma distância tão grande entre o universo dos arquitetos no mundo de hoje e as obras do meu querido Minineyer, que custo a acreditar que ambos tem a mesma profissão...

Nenhum comentário: