sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

"lucia carvalho", modernérrima


Cadê essa reforma ortográfica? A gente já pode usar? É para começar em 2008? Em agosto todo mundo falou dela, depois a a coisa caiu no mais completo esquecimento. Meu cunhado retomou o assunto no Natal, e ontem o Chico, meu filho mais velho, comentou a respeito.
- Não precisa colocar mais agá em helicóptero. Não é estranho, mãe? "Elicóptero"?
- Horrível elicóptero. Nossa, péssimo. Falando em agás, pior sua vó, que vai perder 25% do nome. De Hebe para Ebe. Num nome com poucas letras isso faz uma enorme diferença.
- Não, mãe, as novas regras não precisam ser usadas nos nomes próprios. Não é obrigatório. Se fosse assim o tio Queique, que é Henrique, ia virar Enrique. E os acentos? Colégio não tem mais acento, mistério não tem mais acento. E Lúcia também não precisaria mais de acento. Nem Sílvia, nem Fábio, nem Cíntia, nem Flávio, nem Mário. Tudo que acaba em ditongo pode ser desacentuado. Nome próprio não muda, só se a pessoa quiser, mas no futuro vai ser esquisito esses nomes terem acento. Vai ser coisa de antigamente.
-Como é? Para eu ser moderna eu deveria ser uma pessoa desacentuada, certo,filho?
- Deveria mãe. Moderno é "Lucia". "Lúcia" é coisa do mega passado.
- Já a minha irmã.
- Sua irmã, que eu saiba, não perde o acento. Ângela.
Por que sempre eu? Em todo caso, ja já chega 2008 e eu não vou bobear. Muito mais moderno tirar meu acento de uma vez desse título do blog. Podem conferir.

Nenhum comentário: