segunda-feira, 18 de junho de 2007

o professor Sílvio


O Silvio Sawaya é diretor da FAU. Foi meu professor na época da Faculdade e eu e o Zé o conhecemos há muito tempo. Um dia fui num debate no IAB e ele estava bravíssimo, inflamado. Como usa uma bengala e fala muito alto, fez todo mundo se calar. Tinha razão e sabia disso. E sabe gente que tem um tom de voz acima do normal e postura boa? O Professor Sílvio é desses. Um verdadeiro voz de trovão. Sempre me impressiono com isso - com gente que tem a capacidade de, num grupo, falar muito alto, ter uma postura, certezas e liderar uma discussão. É uma coisa que tem a ver com teatro, eu acho.
No sábado o Zé me mostrou esse filme e eu fiquei impressionada. Não vou entrar no mérito de falar aqui sobre a invasão da reitoria, sobre a posição do Serra, da reitora, etc. Tem gente que fala disso muito melhor que eu, que sou uma pessoa de entrelinhas, de orelhas de livros e que não li muito sobre o assunto. Mas gosto dos detalhes, das anotações de pé de página. Vi a cena somente como cena. Reparem na atitude desse homem, que interessante.
Pelo que eu sei, ele foi avisado, na quinta feira à noite (se eu estiver enganada alguém me avise), que os alunos da USP estavam na FAU retirando cadeiras para não ter aula no dia seguinte. E que, além disso, estavam empapelando os vidros da diretoria para escrever frases de protesto. Ele não gostou nem um pouco, afinal é diretor da escola. Foi para lá, p. da vida. Chegou e mandou bala. Nem usou a voz de trovão, apenas fez o que deveria ser feito. E arrancou tudo, bengala na mão. Noto, impressionada, que voz de trovão de um cara não está somente na voz. Está na atitude. No gesto. Quando você está muito bravo, mas muito bravo mesmo, todo mundo te respeita. Ele estava bravo. E tinha razão. Não quis que ninguém bagunçasse a escola dele. E todo mundo enfiou o rabo entre as pernas e se mandou. Bacana gente assim. Putz personagem.
No Google Images, onde está hospedado o filme, quem colocou fala que ele deu um piti, que tava surtado. Não sei. Ele só não queria bagunça. O máximo o professor Sílvio. Parabéns para ele.
Olha. Eu faria a mesma coisa se alguém mexesse aqui no meu 'frankamente...'. Bagunça não.

Nenhum comentário: