domingo, 5 de novembro de 2006

o frankamente na folha de são paulo



gente, acabei de ver agora que o "frankamente..." saiu hoje no jornal - tou virando formadora de opinião!

São Paulo, domingo, 05 de novembro de 2006
Veja como manter as crianças ocupadas durante a viagem

FLÁVIA MANTOVANI
DA REPORTAGEM LOCAL
Ninguém gosta de esperar horas no aeroporto ou ficar parado em longos engarrafamentos na estrada. Mas a situação costuma ser ainda pior para quem tem crianças pequenas. Como é esse o cenário que a volta do feriado promete, preparar-se com antecedência ajuda a tornar a espera menos penosa para pais e filhos - evitando que a velha pergunta "Falta muito para chegar em casa?" surja a cada cinco minutos.
Para a a publicitária Juliana Sampaio, 36, uma das autoras do livro e do blog "Mothern" (www.mothern.blogspot.com), o segredo é usar a criatividade. "Tem que aproveitar a circunstância e transformá-la num jogo. Para a criança, qualquer situação pode ser uma grande novidade", diz.
"Para mim, o que sempre funcionou é transformar a realidade numa brincadeira. É importante manter o bom humor", concorda a arquiteta Lúcia Carvalho, 44, que escreve crônicas sobre o tema no blog "frankamente..." (www.frankamente.blogspot.com).
Com a ajuda das duas e do livro "Viajando - Um Guia para Pais de Primeira Viagem" (ed. Objetiva), a Folha reuniu 15 dicas que podem salvar a volta para casa.
1- Os cuidados começam antes de sair de casa. Levar uma bolsa de mão com uma muda de roupa, fraldas, chupetas e mamadeiras evita ter de abrir a mala para procurar esses itens na hora da necessidade.
2- Também vale a pena ter à mão brinquedos ou jogos fáceis de transportar. Quebra-cabeças e álbuns de figurinhas ocupam pouco espaço e rendem distração por um bom tempo.
3- Leve um caderno e lápis de cor para que a criança possa desenhar.
4- Vestir os filhos com roupas confortáveis ajuda a evitar a irritação durante a espera.
5- Caso as crianças não estejam acostumadas com comida de lanchonete, prepare um lanche caseiro com ingredientes que elas gostem.
6- No aeroporto, dê voltinhas rápidas com os pequenos, mostrando as lojas e o vaivém de pessoas. É claro que ver, pelo vidro, os aviões decolando e pousando é diversão garantida por um bom tempo.
7- Compre algo que elas gostem de comer. Numa emergência, reduzir restrições alimentares e liberar algumas guloseimas não faz mal.
8- Pare na banca de revistas para comprar gibis ou livros de atividades.
9- Aproveite as circunstâncias e tente inventar jogos com as crianças. Peça que elas contem quantas pessoas de mala vermelha ou de blusa azul passam pelo saguão, por exemplo.
10- Contar histórias também ajuda a diverti-las.
11- Lembre-se de que o mau humor é contagioso. Tente manter a calma e fique atento para não ficar reclamando da espera perto da criança.
12- Se ela estiver muito cansada, vai ser difícil evitar a irritação. Tente levá-la a um lugar tranqüilo para que ela possa dormir um pouco.
13- No carro, evite brinquedos e livros que possam causar enjôo. CDs com histórias ou músicas infantis fazem o tempo passar mais rápido.
14- A própria paisagem da estrada pode servir de tema para um joguinho infantil. É possível fazer uma brincadeira em que marca pontos o primeiro a enxergar um posto de gasolina, uma placa ou um carro de determinada cor.
15- Se a criança estiver muito inquieta durante a viagem de carro, pare por alguns minutos em um posto de gasolina para que ela possa andar, ver coisas diferentes e se distrair antes de retomar a viagem.

Nenhum comentário: