quinta-feira, 11 de maio de 2006

uma canja para uma blogueira expressiva


Vocês já foram no blog da Márcia, o Namastê? Ela é, na minha humilde opinião, uma grande blogueira-cronista. Em estado bruto ainda, mas é. Tem histórias ótimas da vida dela, tem o maior senso de humor e um jeito muito parecido com o meu de contar as coisas. Há anos que eu falo isso para ela, até que na semana passada um cara, também blogueiro, chamado Nelson Botter (com a ajuda da Bruna) chamou nós duas para participar de uma antologia de crônicas que ele está fazendo.
Foi quando a Márcia me escreveu de verdade e passamos a falar em particular pelo MSN, depois de anos falando publicamente dentro das caixinhas de comentários. Ela se mostrou mais divertida ainda, e, como estávamos ali sozinhas, antes de entrar no assunto “crônicas”, “antologia”, “Nelson”, resolvemos fofocar um pouco sobre os outros blogueiros.
Foi quando ela falou uma coisa engraçada.
- Lucia. O Pecus faz comentários com botox, já reparou?
– Como é isso, Márcia?
- Quando ele comenta os nossos textos ele não expressa nenhum sentimento, A gente nunca sabe o que ele achou. Ele pode estar elogiando ou detestando que o tom é o mesmo. Igual gente com botox na cara.
Fala se a Márcia não é engraçada.
- Tem um pouco de razão. Pecus Botolis.
- Aliás, você o imagina expressando alguma reação facial quando lê os comentários dele? Vai ver que isso acontece na vida real. Ele usa botox no rosto?
Iii, contei tudo, Márcia.
Mas é que essa questão de se comunicar por palavras escritas é realmente complicada. As vezes ficamos mesmo com algumas pulgas atrás da orelha. Dependendo do modo que a pessoa escreve, nunca sabe o que ela quer dizer. E as vezes o modo da pessoa escrever, proposital ou não, revela ou induz a uma impressão que não é exatamente o real. O Pecus, por exemplo, para mim, que conheço ao vivo, é uma pessoa com expressão (bem, na vida real eu tenho dúvidas se usa botox no rosto ou não), mas para a Márcia, que só o conhece somente através dos comentários, ele é um desexpressado total.
Eu, por exemplo, não gosto e gente que ri muito “ahahah” ou “rsrsrsrs”. Penso que pessoas assim são ansiosas e aflitas. Gente que usa reticência eu também implico, pois me parecem sem graça. Pura impressão. Também acho que gente que escreve muito é devagar, lenta, mas tudo isso não significa nada. Conseguir escrever como se fala e como se é dificílimo. Talvez ninguém consiga.
Falando nisso, outro dia resolvi parar de exclamar e interrogar. Encasquetei que o formato da frase e as palavras certas resolveriam. Meus textos ficaram bem esquisitos, e uma colega minha de trabalho me perguntou se meu teclado tinha quebrado. Sei lá. Me senti bem não exclamando. Esse excesso de felicidade e de euforia que volta e meia me assola estava me afligindo.
Mas cá entre nós.
“Comentários com botox” é demais, não acham?
Coisas de Márcia.
Uma blogueira expressiva.

Nenhum comentário: