quarta-feira, 24 de maio de 2006

tá, guarulhos...



Ontem fui numa reunião de trabalho. Foram convocadas, além de mim, mais três pessoas.
Seria no escritório de uma delas. Duas e meia, lá na Vila Olímpia, falava o e-mail.
Lá fui. Sempre chego um pouco atrasada, não sei o que acontece. A arquiteta e o engenheiro da obra já estavam lá, mas ainda faltava o engenheiro do ar condicionado chegar. O tempo foi passando. Conversa, cafezinho, vamos para a sala de reunião, tá frio aqui, quer que desligue um pouco o ar, e nada do cara chegar. Depois de meia hora, a arquiteta resolveu ligar para ele. O que acontecia?
- Alô? Edson? Estamos aqui te esperando, você vai demorar? Já são mais de três horas, combinamos duas e meia.
Não ouvimos a resposta dele, mas pudemos perceber, pela expressão dela, que alguma coisa estava errada. Ela ia exclamando, discordando, interrogando, mexendo a cabeça como se não entendesse nada. Depois fez uma cara aborrecida e pediu um minuto.
- Ele não vem. Ele disse que se enganou, que a secretária disse para ele que era amanhã – ela tapou o bocal do telefone e cochichou – Eu acho que ele esqueceu...
- Droga – falou o outro engenheiro – Fez a gente vir até aqui.
- Olha. Fala para ele vir agora que a gente espera – eu sugeri – já estamos aqui, podemos esperar uma meia hora mais - todos concordaram - Vamos. Fala para ele vir.
Ele destapou o telefone e começou a falar. Mas percebemos, pela cara dela, que não ia dar certo. O cara não queria vir. A arquiteta, irritada, despediu-se e desligou.
- Ele não vem? – perguntei.
- Não – ela desabafou – Ah, disse que está em Guarulhos, que é muito longe, está chovendo, que não vai dar.
Fomos todos embora, fazer o quê. Mas eu vou dizer uma coisa que pensei naquela hora sobre essa coisa de Guarulhos. Tá na cara que é mentira que o cara estava em Guarulhos. Guarulhos é, na verdade, uma ótima desculpa. Canso de ouvir essa desculpa de “Guarulhos”. Guarulhos é um lugar de São Paulo onde todos podem estar, óbviamente, pois é até o onde fica o aeroporto internacional, mas é completamente fora de mão para chegar e voltar. Numa situação como essa, onde você é solicitado imediatamente, a melhor desculpa é essa: “tou em Guarulhos”. Não dá para chegar a tempo estando em Guarulhos, ainda mais com chuva. Uma grande desculpa, Guarulhos. Coisa de gente esperta, rápida.
- Cara astuto, mas a mim ele não engana - comentei com a arquiteta.
- Guarulhos... boa essa... – disse o outro engenheiro – Vou adotar. Guarulhos...

Nenhum comentário: