quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

fáxcil, fáxcil



- Mãe, tenho um problema.
- Fala.
- A professora hoje deu um texto de português para a gente ler. E eu esqueci na classe.
- Ichi.
- O que eu faço?
- Hummm. Pede para algum amigo ler para você por telefone. É muito grande?
- É. Cinco folhas.
- Bom, então pede para algum amigo te passar por fax.
- Fax? Acha que eles têm... fax em casa?
- Claro, Juca. Muita gente tem.
- Não sei não... Não é mais fácil eles escanearem e me passarem pelo MSN?
- Claro que não. Tá maluco? - Eu olhei fundo para ele - João, vai por mim. Fax é facílimo. A humanidade usou fax por décadas.
- Mãe, mas eu nunca passei um fax na minha vida - e ele olhou fundo para mim - E meus amigos também não, tenho certeza.
- Acredita em mim. Vai. Liga para um amigo e pergunta se ele tem fax.
- Tá.

- Mãe, liguei. O André tem.
- Tá vendo?
- Mas a mãe dele não está e ele não sabe passar. Como que faz?
- Eu ensino. Primeiro desliga o telefone e liga do seu celular para o celular dele.
- André, minha mãe vai ensinar. Desliga que eu vou te ligar no celular. Pronto mãe.
- Fala para ele ficar na frente do fax.
Ele me interrompeu.
- Mãe, ele tá perguntando se a folha dele vem para cá quando coloca no fax e se ele vai ficar sem o texto. Porque ele também precisa fazer a lição.
- Não, João, o que vem é só uma cópia do dele. A folha que ele coloca no fax dele lá fica lá mesmo na casa dele. Tipo entra por um lado e sai pelo outro.
- Ah, tá.
- Então fala pra ele...
Ele interrompeu de novo.
- Mãe, tá grampeado. Ele quer saber se ele tem que tirar o grampo ou se pode passar com o grampo.
- Não, tem que tirar.
- André, tira aí o grampo.
- Agora fala para ele colocar a folha na máquina com a parte escrita virada para baixo.
Ele explicou.
- Agora fala para ele discar o número do nosso telefone.
- Falei.
- Agora fala para ele apertar o botão verde.
- André, tem um botão verde aí? Aperta.

- Mãe, olha! Tá vindo um papel! Genial!
Ele pegou o celular e começou a pular enquanto falava com o amigo.
- André, você não acredita! Tá chegando, deu certo! Hahaha! E olha, sabia que apareceu o nome do teu pai e da tua mãe na folha, antes do texto? Como que é? Ai apareceu escrito “from Lúcia Carvalho” no visor do fax ? Aahahahaah! "Lúcia" é o nome da minha mãe, André! Sei lá como essa máquina, velha desse jeito, sabe quem é quem. Olha o tipo do papel que veio, André, tem até que cortar... Cara, fax é coisa pré histórica, mas o pior é que funciona!
Ele olhou para mim enquanto a máquina ia, lentamente, passando o texto e fazendo seu característico barulho de... manivela.
- Mãe, são cinco folhas. Ele quer saber como que ele faz com as outras.
- Fala para ele colocar na seqüência, Juca. Vai entrando uma por uma.
- André, coloca as outras em seguida. Tipo fila.
Ele olhou para o papel que chegava e continuou falando no celular.
- André, elas vem grudadas. Cara, que absurdo. Que absurdo.
Depois que chegaram todas, ele me pediu para cortar e grampear.
- Obrigadaí, mãe. Amanhã vou mostrar para todo mundo na classe. Da hora. Da hora!

Nenhum comentário: