segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

e franka vira notícia!


Pois franka virou notícia!

De Londrina para o MUNDO!

Leiam aqui a matéria sobre o "frankamente..." que foi publicada ontem no caderno "Folha2"da Folha de Londrina (eu gostei da parte que a Kátia fala que parece que eu estou falando de uma janela. Janela?)

Domingo, 05/02/06

CLIQUE AQUI - Aventuras na rede

A Folha dá as dicas para você navegar em blogs, fotologs e sites

Curitiba - Eles surgiram como uma febre adolescente e até hoje há adultos descolados que torcem o nariz para os milhares de blogs que pipocam todos os dias na internet. Mas da mesma forma que as prateleiras de uma livraria ou biblioteca oferecem títulos desprezíveis e imprescindíveis, assim acontece na rede. Com um pouco de tempo livre e algumas indicações, é possível encontrar textos ótimos e que proporcionam alívio imediato para quem acha que está só no mundo das pequenas loucuras e manias. Seja nos blogs que são mesmo diários virtuais, seja naqueles que comentam situações comuns a todos, sem especificar experiências individuais.

A dica de hoje é o blog da arquiteta Lucia Carvalho, o Frankamente. Não. Lúcia não é uma escritora, mas suas crônicas diárias (com uma regularidade impressionante) são muitas vezes mais divertidas do que muitos textos de quem diz dominar a cena literária. A arquiteta é casada e tem três filhos adolescentes. Usa a experiência do dia-a- dia e fatos que acontecem no Brasil e no mundo para falar, ou melhor escrever, de suas próprias idéias. A diferença é que o texto dela é tão fluido que parece que você está conversando com ela ao telefone, ou pela janela de casa. Com uma análise repleta de sarcasmo e muito humor sobre coisas que podem passar despercebidas, Lucia aborda desde as crises no casamento, até as manias de amigos, parentes e clientes.

Exposição demais? Esse é o perigo dos blogs, uma faca de dois gumes. Mas não é o que acontece com o blog das crônicas de Lúcia Carvalho, que consegue ser intimista sem identificar os personagens. Proporcionando uma navegação simples para quem está do outro lado da tela, a arquiteta destila desde dicas de livros e peças de teatro a situações tragicômicas vividas por ela e por conhecidos, como o amigo que nunca dormia de janela aberta porque teve a ingrata surpresa de acordar com um morcego espatifado em sua cama, depois de instalar um ventilador de teto. Éca.

De qualquer forma, o leitor sempre consegue identificar um ponto em comum nos textos de Lucia e isso faz o blog tão convidativo. O endereço eletrônico existe desde agosto de 2004 e vem alavancando seu número de acessos e comentários. Em um dos textos, a arquiteta confessa que já pensou em transformar o diário virtual em livro impresso e só está a procura de uma editora interessada.

Alguém se habilita?

Acesse www.frankamente.blogspot.com

Katia Michelle Pires

Equipe da Folha

Nenhum comentário: