quarta-feira, 14 de dezembro de 2005

os dentes de noel


Bom, eu não agüentei.
Espero que ele, o meu dentista, não ache ruim, mas um cartão de natal desses merece um post. Tive um acesso de riso hoje pela manhã ao abrir o envelope. Nem ia falar sobre isso, mas mudei de idéia e resolvi falar sobre papais noéis, dentistas e blogs. Aliás, aconselho a todos a linkarem e visitarem um ótimo (e talvez único) blogueiro-dentista, o mr. teeth, do blog Al Dente.
O nome não é genial?
Mas ATENÇÃO: o mr. teeth não é o meu dentista e nem esse ai da foto, não confundam!
Bom, esse é o meu dentista da minha infância e o cartão de natal que ele inventou e mandou para todos os pacientes. Gostei muito da ingenuidade da idéia - pouca gente é bem humorada com sua profissão e sua imagem. É como se ele, o dentista, fosse um pouco irreal, como o papai Noel. Fiquei imaginando diversos amigos meus mandando cartões de natal com o velhinho: advogados com ele no escritório, médicos com ele na sala de cirurgia, engenheiros com o papai noel em cima da laje, psicólogos com o Noel no divã.
Mas voltando ao velhinho, li na revista da TAM na semana passada que, na verdade, essa imagem do papai noel que a gente cultua veio de uma propaganda da Coca Cola dos anos vinte. Até então o papai noel era apenas um velhinho de camisolão ou um duende, um ser imaginário sem imagem definida. Sugeriram à um desenhista que criasse um papai noel para um anúncio do refrigerante, e ele criou um senhor com a cara dos parentes dele e com roupa da cor do logotipo da coca.
Ô tristeza. E eu que achava que ele vinha das fábulas.
Estão vendo? O consumo está a cada dia mais acabando com os nossos sonhos, e o papai noel tomou tanta coca cola que está com os dentes todos estragados.

Nenhum comentário: