sábado, 9 de julho de 2005

jovem guarda


e viva a jovem guarda...
Estávamos conversando, eu e o João, antes dele dormir.
- É feio chamar um velho de “velho”, mãe?
- Eu acho. Você deve falar “senhor” ou “senhora”.
- E “ancião” e “anciã”, eu posso falar?
- Bem – respondi – ancião é um termo usado para pessoas muito velhas, João. Não para pessoas, assim, digamos, de meia idade.
- Ah, mas se a pessoa for de meia idade a gente chama de “moço” e “moça”, não é?
- Claro que não. Fale “senhor” e “senhora”.
- Mas mãe, por acaso uma pessoa de meia idade é... velha? Que idéia!
- Claro que é.
- Claro que não, mãe!
Eu olhei para ele.
- João, você sabe o que é uma pessoa de meia idade?
- Claro que sei - ele me disse, todo exibido - Uma pessoa de meia idade é uma pessoa que tem só a metade da idade uma pessoa de idade inteira. Uma pessoa de idade inteira tem uns trinta, quarenta anos, igual a você. Assim, adulto, idade inteira. Uma pessoa de meia idade tem a metade: uns...15 anos. Mas a gente pode também chamar de adolescente. Não é isso não?



(ilustração do Zérramos!)

Nenhum comentário: