quarta-feira, 13 de abril de 2005

frankamente, um blog sem LINK



Decidi hoje. Vou parar de linkar.
Coisa mais maluca essa frase, não? Se eu ouvisse isso há um ano, eu não entenderia bem o que significa. Se ouvisse há três anos, não saberia nem do que se trata. É uma palavra novinha essa, link. É praticamente uma palavra-bebê.
Minha mãe, por exemplo, não deve ter a menor idéia do que se trata. E como ela nunca está nem ai com nada, provavelmente ela ia achar um significado qualquer pra resolver o caso.
- Hã? Não vai ligar para quem? Você brigou, filha? Não faça isso, esse negócio de brigar e não ligar para os amigos não é bom, você se isola do mundo, e gente isolada é tudo estressada, cheia de problema. Ainda mais você, que fica enfurnada naquele computador o dia todo, blá, blá, blá...
Minha mãe sempre ouve o que quer para responder o que quer.
Ah, e o que é link? Link é aquela palavra que, quando você passa o mouse nela, aparece a mãozinha. Daí você clica na palavra e ela abre uma outra página da internet. Sabe? Tipo isso aqui.
Ichi, linkei. Juro. Foi a última vez.
Mas voltando, minha decisão é seríssima. Tenho circulado em muitos blogs e tenho notado que cada vez existem mais links nos textos. A coisa está aumentando em velocidade vertiginosa. É uma mania, é uma moda.
Mas a coisa está passando dos limites. Reparem.
Claro que link é legal para quem escreve. Você não precisa contar tudo de novo para o leitor que não sabe da história do post anterior, não precisa se preocupar em contar quem são as pessoas de quem você está falando, não precisa explicar como é o lugar citado no texto e nem o que é a coisa do que você está descrevendo. Basta linkar um monte de sites e outros blogs. Olha. Tem posts que tem mais palavras linkadas que palavras não linkadas. É uma loucura.
O problema do link é que, pelo menos para mim, dispersa muito a leitura. Eu acabo indo tão longe que até me esqueço o que eu estava fazendo e onde. Depois, na volta, preciso ler tudo do começo de novo. Acho a maior canseira esse negócio de link. Uma chatura.
Quer saber? Hoje em dia, texto com muito link eu desisto, nem leio. Fico achando que se eu não abrir todos os links eu não vou entender nada.
Não sei se isso acontece com todo mundo. Comigo sim, e, além de tudo que eu já expliquei, ainda acho a maior antipatia a pessoa ter preguiça de escrever o texto! Ora! Se ela tem preguiça de escrever, eu tenho preguiça de ler! Para mim, link é cola. É como fazer a prova e mandar o professor abrir a enciclopédia. É como ter um monte de propaganda dentro do teu post. Além disso, gente que linka muito eu sempre acho que é exibida, que precisa mostrar que tem um monte de amigos. E eu estou exagerando tanto, mas tanto que estou me convencendo cada vez mais que não devemos linkar nunca mais.
Bem, esse é o começo de uma grande campanha mundial anti links. Acredito que logo logo conseguirei abolir os todos os links dos blogs do mundo. Ora, porque não? Dizem que a velocidade da informação na NET é infinitamente maior que qualquer outro meio de comunicação. Em breve os Links serão tão mal falados como os Spams. Os dois serão os párias da Internet.
Teremos assim, no futuro, os vitoriosos blogs sem links. Consigo até ouvir os leitores no futuro falando uns aos outros: “fulano, uma dica... entra no "frankamente", o blog é muito bom, sabe, não é daqueles blogs todos linkados. Lá nunca tem links, o texto é limpinho, claro, definitivo”...

“frankamente, um blog que não tem mais links”
E assim, limpinha e sem links, lá vou eu de novo para a Bahia.
Té!

Nenhum comentário: