segunda-feira, 7 de março de 2005

as almas penadas da WEB


Hoje saiu uma materiona sobre blogs no caderno Link do Estadão. O Zé até me tirou da cama por causa disso.
- Olha lú... Acorda. Só blogs, tudo sobre blogs. Levanta, vamos, lê.
Viu gente? Tamos todos ficando famosos. Em breve seremos um gênero literário considerado pela mídia. Ah, eu sei, eu tenho fé nisso! Sairemos da obscuridade. Eu sabia. Sabia. E nós, os insistentes blogueiros velhos, teremos selo de qualidade, como aqueles comércios antigos:


... "frankamente"..., “desde junho de 2004 no ar, com divertidíssimas atualizações diárias”...


Sabe. Eu fiquei pensando numa outra coisa. Eu seria uma cronista perfeita para esse caderno Link do Estadão, ou para o caderno de Informática da Folha, vocês não acham? M. Tas que se cuide, que uma hora eles vão me descobrir.


Lá no blog da Sheila apareceu uma moça engraçada demais, chamada Gabriela. Ela disse que é uma leitora de blog anônima e que vai fundar a LBA (uma associação de leitores de blogs anônimos).
Olha que coisa mais interessante. Enquanto os leitores eram apenas leitores de jornal ou revistas, eles eram sempre anônimos. Mas agora que temos essa nova forma de comunicação, os blogs, podemos notar que passou a existir uma grande interação entre o leitor e o escritor.
Uma certa... intimidade.
Isso muda? Sim, muda e muito. Para quem escreve e para quem lê. Como eu sou as duas coisas ao mesmo temo (eu, por exemplo, me filiaria a LBA, pois nas horas vagas sou uma das almas penadas de blogs), sei que, como blogueira é uma delicia achar comentários nos nossos posts. E sei também que é frustrante visitar um blog, comentar e ficar ali, no limbo, sem o dono do blog dar a menor pelota para a nossa visita.
Verdade. Destesto. E a partir de agora me recusarei a indicar blogs de pessoas que não dão a mínima para quem comenta, ô antipatia. Tudo bem, se você tem um blog famoso e comentários demai,s comenta só alguns. Mas comenta. Isso aconteceu comigo no blog do Ricardo Freire (o cronista da Época) e no blog do Carpinejar.
Assim, podem reparar: não vou mais linká-los.
Uma questão de princípios.


Frankamente, um blog com princípios.
(bem, com meios e fins também)
(tou pensando em fazer um selo para a campanha... "blogueiro que é blogueiro comenta" ou "eu comento os comentários")

Nenhum comentário: