quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005

O MAR - VIII


carnaval em picinguaba

O desenho é meu sim.
Foi feito uns 20 anos atrás, em Picinguaba, aquela prainha de pescadores, ali, depois de Ubatuba. Tinhamos uma amiga que tinha uma casa ali. Era engraçado, a gente viajava para o meio do mato e levava um monte de lápis, carvão, bico de pena, papel e nanquim. Parava para olhar a paisagem, parava para desenhar, para aquarelar, para rabiscar.
Sempre aparecia algum amigo do lado para conversar enquanto alguém desenhava. Era uma coisa deliciosa. Eu vejo esses desenhos hoje e me lembro de risadas, das conversas.
Uma vez viajei três meses para o Peru e Bolívia com uma parafernália de tintas, pincéis e papéis. Aquilo pesava uma tonelada, pois levei todas as cores de ecoline que eu tinha. Ecoline, sabe ecoline? O vidrinho? Um monte de ecoline na mochila, nas costas. Eu acho que eu não batia bem. Subia montanhas com aquilo. E pintei a viagem inteira, não tirei uma só foto: só desenhos e pinturas, aliás, eu nem tinha máquina fotográfica. Bem. Fui assaltada na viagem de volta, levaram tudo. Hoje tenho a viagem na memória, mais nada.
Mas tudo para falar que acho que descobri a linha do mar desenhando. Sim, foi isso mesmo.
Veja. Lá está ela.

Nenhum comentário: