segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

os seguranças do noel



(fotos péssimas, né?)


Assunto completamente recorrente, esse das decorações de natal, mas essas coisas me deixam tão pasma que é impossível não comentar. A loja da Kitchens. Gente, pra quem não sabe, Kitchens é uma loja que vende 'cozinhas planejadas'. Na verdade é uma loja antiga de armários de cozinha, tipo armários modulados e feitos em fábrica. Essa tal loja ficou tão famosa e sofisticada que vende algo a mais que isso: vende uma grife. Estranho? Um pouco, mas a construção civil tem dessas coisas hoje em dia, certos fornecedores ficam famosos e imprimem valor aos imóveis apenas pelo uso do nome. Aliás, isso também acontece com alguns arquitetos e decoradores, convenhamos.
Bom, voltando, essa loja tem uma "tradição". Todos os anos eles fazem uma decoração de natal toda emperiquitada e iluminada na fachada da loja. Como ela está localizada na Faria Lima esquina com a Gabriel, local nobre de São Paulo ligado, a tal decoração de natal da Kitchens ficou famosa. Tem gente que vai até lá só pra ver. As pessoas tiram fotos, ficam paradas olhando aquilo, levam crianças. A cada ano aquilo fica melhor. Ou pior, não sei.
Esse ano a fachada está cheia de bonecos de papai noel. Um monte deles, impossível entender se são uma família, se são uma turma de amigos. Porque tantos velhinhos de barba branca ali - aquilo seria um cenário de um asilo? Além disso, em volta de toda loja tocam incessantemente músicas natalinas. Vislumbrei, no meio daquela balbúrdia, alguns bonecos e cenários ligados à questão da comida, como se reproduzissem a casa e a cozinha do papai noel. Bom, pelo menos isso. Mas o curioso é que, para manter aquilo em pé e funcionando numa cidade como São Paulo, foi preciso contratar seguranças. Seguranças de papai noel. Juro.
Sábado, só de um lado da rua, haviam três homens de preto para tomar conta dos papais noels. Juro foi a primeira vez que vi isso. Mas sei lá. Gente, pensa. Um cara importante como o papai noel, numa cidade como São Paulo, numa rua famosa como a Faria Lima, óbvio que precisa de segurança, certo?

Nenhum comentário: