sexta-feira, 16 de novembro de 2007

atenção: franka vai simaquiar

a irmã da franka e a franka numa tarde de carnaval

A primeira e a única vez que fiz uma maquiagem no rosto foi esse dia. Óbviamente sou uma ETéia (como é o feminino de ET?), porque todas as mulheres do mundo se pintam para sair. Algumas só nas festas, outras todos os dias. As mais radicais levam a maquiagem na bolsa e passam o dia retocando. Eu não. Eu sou sempre eu, a mesma.
Mas eu, etéia, sempre achei esquisito fazer isso. Se pintar? E ainda por cima no rosto, onde todo mundo vai olhar? Não é estranho, gente? Se fosse nas mãos, barriga, nuca, vá lá, mas pintar a sua... cara? A sua própria cara? Mudar o jeito que você é? Porque fazer isso?, eu sempre me perguntei. Minha mãe nunca me incentivou, dizendo que eu que devia decidir se queria ou não me pintar, e explicava que ela pouco se maquiava porque tinha olhos verdes e a maquiagem estragava o impacto que eles causavam. E sempre concluia o assunto dizendo que eu devia fazer como ela: pensar com os meus botões, pois essa era uma questão absolutamente pessoal.
Putis, que difícil. Bom, diante disso eu só tinha uma saída, uma vez que resolvi não pedir nada para a minha mãe: teria que ir atrás de alguém que me ensinasse a fazer uma "maquiagem completa" para ver se ela estragaria o impacto dos meus olhos pretos ou não. Pensei em contar o problema para uma amiga e pedir ajuda, mas quando menina eu era absurdamente tímida e nunca tive coragem de confessar essa atitude etéia para nenhuma outra mulher. O tempo passando e eu ali, desmaquiada, achando cada dia mais estranho pintar a cara feito palhaça mas lá no fundo com aquela cruel dúvida: mimaquio ou não mimaquio? Foi quando eu achei essa foto. Eu, maquiada! Olhei bem, eu bailarina-toda-fofa com esses riscos orientais nos olhos, e na hora pensei:
- Que ridícula.
Entendi. Lá estava a prova. Provavelmente foi minha mãe que fez essa maquiagem em mim e na Ângela, e, claro, para compensar a nossa falta de olhos-verdes-impactantes, acho que ela exagerou bem. O resultado, realmente, convenhamos, não é lá essas coisas, reparem bem.
- Que ridícula.
Mas isso foi há muito tempo e hoje resolvi confessar publicamente que sou uma mulher bastante frustrada por ser tão desmaquiada. Na vida a gente não pode ter problemas tão bobos e fáceis de resolver assim, céus, um dia é capaz até de eu precisar de análise por causa dessa bobagem. E assim, também publicamente, resolvi tomar coragem e pedir ajuda: alguém pode me maquiar pra eu ver se fica ridículo mesmo? Juro que posto aqui no blog o "antes" e o "depois". E, idéia (!), fazemos uma votação!
Bom. Quem se habilita a mimaquiar?

Nenhum comentário: