terça-feira, 12 de junho de 2007

gente, cadê?

Estava ajudando uma amiga a arrumar o escritório novo dela no domingo quando o livro apareceu. Era um livro antigo e bastante específico, que ensinava a desenhar o corpo humano. No início haviam diversos desenhos de todos os músculos do corpo. Os desenhos mudavam de escala: as vezes eram do corpo todo, as vezes só de algumas partes. Para as mãos, por exemplo, haviam mais de três páginas, com desenhos lindos, em diferentes posições. Digamos que o livro era uma versão nenderdáica da exposição"Corpos". Aquela lá, da Oca.
Comentei isso com minha amiga e passamos a folhear aquilo com curiosidade, ela surpresa de nunca ter aberto aquele volume antes. A semelhança com a exposição era incrível - muitas figuras tinham pele até um pedaço e depois só a musculatura. Foi quando chegamos nessa parte da edição, bem no final: as fotos. E foi quando reparamos: ué, cadê os genitais dos seres humanos?
Nossa.
Inacreditável. Foram sim-ples-men-te retirados das figuras. Óbvio que naquela época um livro com gente pelada devia ser uma coisa absurdamente escandalosa, uma indecência total, mesmo que as poses das pessoas fossem absolutamente não-sexis. Reparem até - é inacreditável - que a modelo mulher usa uma sensacional tarjinha branca para esconder o rosto. Uau. Essa fulana é das minhas. A precursora da tarjinha! Vovó!

Já nessa foto onde os corpos estão na lateral, uma coisa curiosíssima. Óbvio que o cara, quando a foto foi tirada, está com a mão pousada. Reparem na posição da mão dele. Mas para não ficar indecente, tiraram o coiso do cara. Tiraram! Nossa, que horror. Que homem que se prestaria a isso? E reparem que, para não ficar esquisito colocar a foto dele com a mão voando no nada, mandaram a mocinha colocar a mão na mesma posição. Como se ela tivesse também um.... Um coiso! Nunca vi nada mais trash. O cara parece que foi capado, a mulher parece que tem um coiso? Nossa. Casal sinistro.



Foi quando achamos essa pérola. E dai não entendemos mais patavina. O quem vem a ser essa pose desse fulano todo esticado, de coiso apagado, com essa vara nas costas? É tortura? Quem, em sã consciência, posa desse modo para ser desenhado por alguém? Olha, não sei que artista que se inspirou num livro desse para aprender a desenhar. Com certeza aprendeu tudo errado. Desde que o homem é homem e a arte existe que se desenham nús. A vergonha e o preconceito andam para trás. Desensinam.
Depois que vi essas imagens, resolvi. Acho que pra mim chega de tarjinha.

Nenhum comentário: