terça-feira, 19 de dezembro de 2006

para mim chega



Perdões pelo tema do post, mas convenhamos: blog também serve para desabafar. É que fiquei subitamente irritada ontem por causa de um chocolate que veio numa cesta de natal. Um Toblerone de chocolate amargo. É um igual a esses, mas de embalagem preta. Eu adoro Toblerone e adoro chocolate amargo. Fiquei fissurada para comer aquilo quando vi. Passei o final de semana namorando o chocolate, até que não aguentei e abri. Foi uma decepção. Por causa do calor ele estava mole, meio derretido e horrível. Chocolates suissos são para comer no frio, pensei, incomodada com a meleca que ele fez nas minhas mãos. Resolvi colocar na geladeira e comer depois. Esqueci, obviamente. Mas lembrei ontem a tarde, e, salivando, corri pra geladeira. Ainda estaria lá? Ufa, ninguém tinha comido, fiquei feliz. Foi quando começou minha decepção. Por causa da geladeira, o chocolate ficou muito, mas muito duro, e eu não consegui partir um dentinho dele num primeiro 'clic'. Toblerones devem ser quebrados em pedacinhos para comer, ora. Tirei mais um pedaço do tubo e tentei de novo. Nada. Suspirei, parei em frente a mesa e tirei todo o chocolate congelado da embalagem, segurei com força e 'pléc!'. Parti três dentinhos. Ufa. Guardei a parte maior na caixinha prismática e sai toda feliz com os meus dentinhos de toblerone amargo para o escritório. Mas dai percebi a burrada. Como partir aqueles três em um que coubesse na minha boca? Tentei partir de novo com a mão, mas como o pedaço era pequeno, não tive empunhadura para tanto. Tentei enfiar na boca e quebrar com o dente, para isso tive que tirar todo o papel. Coloquei na boca, mas era impossível quebrar, pois a ponta de cima machuca o céu da boca, além da parte de baixo ser plana demais. Aflição. Conclui, ainda com um pouco de bom humor, que não são todos os chocolates que ficam bons depois de gelados. Mas depois de ter sido enfiado na boca e manipulado daquele modo, o tal do Toblerone não resistiu e começou a derreter, embora ainda estivesse duríssimo por dentro. Meleca. Ficou bem nojento, e eu já tinha jogado fora o papel. 'Dane-se' a mão suja, pensei, tentando quebrar mais uma vez, o que era impossível porque daí escorregava muito. Na hora tive ódio daquilo. Eu imunda, lutando naquela lama negra. Nunca vi chocolate mais burro, pensei. Design mais idiota. Formato mais estúpido, cheio de pontas - como uma coisa comestível pode ter tanta ponta dura, caramba? No meio da melecação, começei a roer a parte de cima, para diminuir as arestas, o que piorou e não adiantou. No fim, irritada, enfiei tudo na boca, corri, peguei um guardanapo de papel para caso eu babasse e consegui, depois de um minutos de desespero e falta de fôlego, consumir aquilo sem nenhuma alegria. Não foi prazeiroso e foi a minha última vez. Para quem quiser tentar, o restante está aqui na geladeira. Para mim chega. Fiquei com raiva do chocolate, Toblerone nunca mais.

Nenhum comentário: