sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

gente, casei


.

A teoria que corre aqui em casa há anos é que não se deve ir em shoppings no natal de modo algum.
- Shopping no natal esbugalha o olho - diz o Zé desde que me casei com ele - Esbugalha mesmo e demora um tempão pra voltar o normal. Fica-se com aquele olhão enorme, que não fecha nunca. Olho de shopping - ele explica para mim e para os meninos.
Desde então, evito. Claro que é impossível, volta e meia tenho que correr para comprar mais um presente e saio de lá meio esbugalhada, mas quando posso vou a outro lugar.
- Ora, Lu, venha para o centro e compre as coisas aqui – me disse o Zé, que trabalha por lá.
Achei uma boa idéia, mas relutei.
- É longe, tem trânsito, Zé.
Ele insistiu muito, e depois de duas tentativas frustradas, consegui arrumar tempo e fui ontem. O Zé ficou super empolgado. Me disse que quando eu chegasse lá deveria chamá-lo, que ele ia cabular o trabalho e fazer as compras comigo. Que ele me levaria nas melhores lojas. Que me mostraria lojas bárbaras com presentes originalíssimos. Que me levaria na loja africana. Na loja de roupas de rock. Nas melhores lojas de cds. Estranhei. O Zé, fazendo compras de natal comigo? Pirou? Tá certo que ele é um arquiteto envolvidíssimo com o centro de São Paulo, mas não precisa exagerar. Compra de natal é sempre um pesadelo.
Mas ele foi mesmo. Me encontrou e passou a fazer as compras comigo. Porém, de um modo confuso, ele me engambelou, me levou no papo e, quando eu vi, estava dentro de uma galeria da Barão de Itapetininga. Esse era seu truque. Me levar lá.
- Que estamos fazendo aqui, Zé?
- Ahá. Você vai ver.
Foi quando ele me levou para uma banquinha no meio do corredor, um cubículozinho onde estava um senhor bigodudo com óculos de relojoeiro. Me apresentou. Bigode, Lúcia minha esposa, Lúcia, o seu Bigode, prazer, prazer. E explicou:
- Vamos gravar as nossas alianças, Lú. Enfim. Te trouxe aqui para isso.
Céus. Acreditam? Desde que eu me casei, há duzentos anos atrás, que uso uma aliança da avó do Zé e ele usa a que foi do meu pai. Nem uma nem outra tem inscrição alguma, a da avó dele porque já se apagou, a do meu pai porque era a segunda via (a primeira meu pai perdeu) e essa nunca teve o nome da minha mãe. E ontem, acreditem, gravamos. Lá no seu Bigode. E já que estávamos fazendo aquilo séculos depois, quando o Bigode me perguntou quando fora a data do casamento, eu não tive dúvidas:
- Coloca ai que estamos casando hoje. Vinte e um de dezembro de dois mil e seis.
O seu Bigode riu e gostou da idéia. Contou que ontem, no dia 21, era o dia do casamento dele com a dona Bigoda, e disse que essas coincidências dão sorte. A gravação custou 15 reais, e gente, aqui estou eu, hoje, recém casada (com a benção do Seu Bigode), com minha aliança - “Zé, 21 – 12 – 06” e o Zé com a dele - "Lú, 21 - 12 - 06". E para nos proteger, passamos numa lojinha ali do lado e compramos uma medalhinha da Nossa Senhora de Aparecida, que estou carregando no pescoço. A "menor" medalhinha da loja, eu pedi para a vendedora, para fazer jus ao que eu disse no post da santinha: santiiinha, basilicooona. Afinal, a escala não importa, e as coisas acontecem sempre no tempo certo, é como uma frase que ouvi uma vez: "o tempo existe para que as coisas não aconteçam todas ao mesmo tempo". E assim, protegidos pela santinha mínima e gravados a partir de ontem, zeramos e começamos aqui a nossa segunda vida de casados.
Sem olhos esbugalhados, claro.

Nenhum comentário: