sábado, 27 de agosto de 2005

aos pedaços


Carro custa muito, mas muito caro, na minha opinião. É um absurdo a gente ter que pagar tanto apenas para se locomover.
Veja no caso dos imóveis. Todo mundo se vira como pode. Uns compram terrenos e constroem, outros compram apartamentos no osso, sem nada, outros compram só a laje e reformam.
Já os carros não. Temos sempre que comprar carros como as lojas vendem e temos que levar tudo que vem dentro das latas, mesmo que a gente não precisa. Hoje em dia quase não existe mais carro sem vidro elétrico, sem direção hidráulica e ar condicionado. Mas acho que a gente deveria poder comprar carros com menos coisas, para colocar depois, quando tivesse dinheiro. Eu, por exemplo, não tenho ar condicionado em casa. Pra que ter no carro? Aqui eu abro as janelas manualmente. Pra que tenho que ter vidros e travas elétrica? Mas mesmo tirando tudo isso, os carros ainda custam caro.
O mínimo que a gente precisaria comprar deveria ser o motor, as quatro rodas, uma direção e uma cadeira. Ah, e os faróis. Capota? Não precisa. Tanta gente anda de moto sem reclamar. O resto, todo o resto, deveria ser opcional.
Imagine que baratinho que ia ficar. E que delícia que seria montá-los aos poucos.
- Bom dia. Eu queria um carro básico.
- Sim, senhora. Com quantos assentos?
- Dois. O do motorista e um ao lado. Mas sem estofamento, que eu vou pedir para meu tapeceiro fazer. Atrás vou aproveitar um sofá ótimo que tenho em casa.
- A senhora quer colocar uma capota?
- Quero. Mas uma capota simples, por favor. A mais simples que você tiver.
- Pintada ou não?
- Não, só com fundo. Pintarei daqui a uns meses.
- Quer vidros nas janelas?
- Não, coloque só o vidro da frente. O parabrisa.
- Limpador? Está em oferta.
- Pode colocar. Mas um só.
- Porta luvas?
- Não, não precisa. Nem pára choques, nada.
- Carpete interno?
- Não, tenho uns tapetes ótimos em casa, vou aproveitá-los.
- Algum relógio? Termômetro? Velocímetro?
- Não precisa. Tenho meu relógio de pulso, e o velocímetro vou aproveitar o do outro carro.
- Só isso?
- Só. Quando posso pegar?
- Amanhã. Ficará em dois mil e quinhentos reais.
- Ótimo. Aceita cartão?
Não seria uma maravilha?
Como a gente complica a vida. Avemaria.

Nenhum comentário: