sexta-feira, 26 de novembro de 2004

OS CABELOS


a bad hair day...

Ah, eu a-do-ro essa crônica. Lembrei dela hoje, não aguentei de vontade e coloquei de novo, para melhorar o dia.

OS CABELOSS...!

O que aconteceu com a cor dos cabelos das mulheres?
Não conheço nenhuma amiga minha que não pinte o cabelo. Todas, sem exceção alguma, usam algum tipo de tinta ou truque. Juro que já nem me lembro mais quem era naturalmente morena, loira ou ruiva na nossa juventude. O motivo de tanta transformação é simples: os cabelos brancos.
Tudo culpa deles.
Cabelos brancos são sempre associados com velhice, e, claro, ninguém quer ficar velha. Mas acontece uma coisa estranha: primeiro que não é só o cabelo que diz que você está ficando velha. Teu rosto, teu corpo e tua pele também falam a mesma coisa e que eu saiba, ninguém pinta o corpo de vermelho com a idade. Mas como todo mundo sempre te viu com a tua cor de cabelo natural, você não acha que quando você, de um dia para o outro, vira ruiva, as pessoas não vão perceber que é justamente porque você fez quarenta e teus cabelos estão ficando brancos? Na minha opinião, as pessoas vão achar estranho do mesmo jeito que achariam estranho você ter cabelos brancos. Não, é ainda pior, pois os cabelos brancos vem aos poucos, devagarinho, dando tempo para a gente se acostumar, mas as tinturas ruivas, castanhas, loiras e pretas retintas chegam de sopetão. Damos o maior susto, logo de cara: nossa eu não tinha nem te reconhecido! Está diferente!
Eu implico é com uma coisa: porque temos que usar cabelos de cores diferentes da cor do nosso? Melhor passar de uma cor de cabelo (a que você nasceu) para outra cor (branca), do que desfilar por ai feito um... arco íris.
É que a minha irmã, no verão passado, apareceu um dia de cabelo novo. Pintado. Um tipo de castanho claro, uma cor até que bonita. O resultado final incluía uma escova e uma "chapinha", que deixou os fios sedosos e brilhantes. Até eu invejei aquilo - o meu cabelo me pareceu mixuruco, perto daquela massa esvoaçante e linda sobre a cabeça dela. Nossa. Um dia eu ia até querer imitar.
E assim, lindona, ela foi para nossas férias na praia. Eu, ela e nossas famílias.
Chegamos para ficar quinze dias. E eu acho que nunca vi uma coisa igual à aquela. Minha irmã foi totalmente metamorfoseada ao longo desse período. O cabelo dela, nos primeiros dois dias, estava mesmo bastante castanho claro. Ela passou cremes e protetores solares, como mandam a gente fazer, mas, mais ou menos no quarto dia ela já era uma mulher ruiva. Vermelhinha de tudo, tinindo ao sol, com a maior cara de estrangeira. Ninguém entendeu nada.
Depois de uma semana, estava com tudo cor de laranja. Laranja, aquela cor mesmo, a cor da fruta, a cor da caixa do lápis de cor. Não dava para acreditar, ela parecia uma boneca de mentira, ou uma moça modernérrima, daquelas que vão a boates e tem um monte de piercings. Olha, acho que se alguém quisesse pintar os cabelos exatamente daquela cor não conseguiria nunca. Ela até colocou um lenço para os vizinhos não acharem que ela era uma bandida e estava diariamente se disfarçando para não ser reconhecida.
Mas não parou por ai. A revolta dos cabelos dela contra aquela tintura foi muito mais além. Depois de mais uns dias, umas mechas ficaram completamente amarelas. Amarelo ovo, bem forte. E depois apareceram outras, num tom meio acinzentado, esquisito.
Ela entrou em pânico. Total. Aquilo não terminava.
- Só falta ficar tudo azul! Depois, verde limão! Socorro!
Todo mundo disfarçava para ela não ficar chateada. Imagina. Ela estava linda. Aquilo era só um tipo diferente de “loiro”. Não era nada, nem dava para notar...
Olha o perigo que é pintar o cabelo. No final dos quinze dias, ela conseguiu: estava loira clara, com os cabelos quase brancos mesmo (graças à Deus, pelo menos não ficaram azuis), mas com a textura de uma... vassoura de piaçava.
Foi quando eu arrisquei, delicadamente:
- Escuta, Ângela, mas por que você foi pintar? Você tem tanto cabelo branco assim? Ainda está tão longe dos quarenta!
- É que apareceram só uns fiozinhos. Mas tão feios, brancos...
Feio? Que podia ser mais feio que aquele cabelo pintado e espirrado para todos os lados?
Olha, não adianta tentarem me convencer. Não é melhor ter cabelo pintado do que ter cabelo branco. Nosso único consolo é que, graçasaDeus, ao menos é só cabelo que muda de cor com a idade. Imagina se os dentes da gente resolvessem ficar... pretos?

Nenhum comentário: