terça-feira, 5 de outubro de 2004

Uns pensamentos antigos...

*
Dizem que mulheres em geral são um pouco preguiçosas mentais. Mas acho uma grande bobagem achar que não existe aprofundamento num pensamento feminino. Tem até mulheres que afundam tanto que encalham dentro da vida. Por isso sempre fiz esforço para ser o mais leve possível, dentro da minha vida e na vida dos outros. Pensa bem: uma moça leve tem muito menos possibilidades de encalhes. Meu maior medo na minha adolescência era esse: encalhar e afundar, compacta como uma âncora. Uma solteirona, sem saída, enclausurada e sem ar. Igual a minha tia, que entregou a vida ao trabalho, provou que era melhor que muitos homens, mas foi a mulher mais solitária desse mundo.
E hoje ela é tão velhinha, e tão carente.
Eu estava na casa dela e ela me pediu para ficar ao lado. Estava um pouco doente, de cama. Eu sentei ali e ficamos as duas olhando o nada. Ela, velhinha, pegou na minha mão. Me perguntou se quando a gente tem um marido a gente faz isso. “Isso o quê, tia?”, perguntei. “Ficar de mão dada, na cama, quando se está doente”. Eu falei que sim, claro. “Muitas vezes, tia, na cama, no sofá, em todos os lugares, e mesmo quando não se está doente!”, respondi. “Sem falar nada um com o outro?”, ela me perguntou.
“Umas vezes sim, outras não, tia. Depende”.
Ela ficou calada e muda, um tempão. Depois me disse: “acho que isso deve ser bem melhor que aquilo”.
“Aquilo o quê, tia?”
“Aquilo que casais fazem na cama”.
Ela explicou melhor, em claro e bom tom.
“Sexo”, ela me disse, “eu falo de sexo, menina. Isso é melhor que sexo. Não é?”.
Talvez ela tenha compreendido muita coisa, depois de tantos anos e tanta falta de amor. Sim, minha tia. Deitar numa cama e poder dar a mão a alguém, sem ter nada para falar ou ouvir, e apenas olhar o teto é muito bom. Não sei se é melhor que sexo, como ela quis achar, mas é muito, muito bom. E ser mulher é descobrir isso e querer isso.
Mulheres são mais voláteis, só isso. Acho que só assim, achando que somos voláteis e leves, que podemos sobreviver com tantos hormônios... Hahaha.
*

Nenhum comentário: