segunda-feira, 8 de maio de 2006

"eles"

(desta vez, nenhum tarado...)

Fomos no cinema, eu, minha mãe e o João, meu filho menor.
- João, espera ali com a sua avó no café que eu vou comprar os ingressos.
Voltei.
- Comprou certo, filha? – perguntou minha mãe.
- Comprei – eu disse, mostrando os ingressos para ela – inteira para mim, estudante para o João e um ingresso de melhor idade pra senhora, mãe.
Ela colocou os óculos para conferir.
- É. Já não basta envelhecer e a gente tem que agüentar essa bobagem.
- Que bobagem?
- Essa bobagem aí de "melhor idade". Quê "melhor idade" o quê. É como o João Ubaldo falou, melhor idade é essa aÍ, do João. Essa minha é a “pior idade”. Devia estar escrito no ingresso: “pior idade”. A pior idade da vida que só tende a piorar mais ainda, claro.
Eu e o João rimos.
- Isso tudo é engambelação para enganar idoso, na minha opinião. Tudo engabelação deles para enganar a gente.
- Engambelação?
- É claro. É para a gente ficar feliz e caladinho. As aposentadorias dos idosos são uma merreca, o corpo já está mais pra lá do que pra cá e eles ficam enganando a gente para ninguém reclamar e não encher o saco. "Melhor idade". Ah, vá, tenha santa paciência.
Minha mãe é engraçada, pois ela vai aumentando as coisas.
- Mãe, mas quem são “eles”? Você está falando exatamente de quem? Quem são essas pessoas que te engambelam, tá maluca?
- Sei lá quem são eles. Mas alguém inventou isso, não acha?
- Acho.
Ela me olhou intrigada.
- Estranho, nunca tinha pensado nisso. Quem serão “eles”?

Nenhum comentário: