sexta-feira, 13 de janeiro de 2006

Macacos



- Huãmmm.
Barulho estranho. Eu olhei para o meu filho menor e ele repetiu aquele estranho som.
- Huãããmmm.
- Tá maluco, filho?
- Huãããmmm...
- Que é isso? Meditação, é?
- Hum. Acho que é isso mesmo, mãe - ele estava pensativo deitado no sofá - Acho que é isso.
- Isso o quê?
- Olha. Estou tentando fazer um único som para todas as letras juntas. Imagine juntar todas as letras do alfabeto e fazer um barulho só. Um, único. Acho que consegui.
- Como é?
Ele pigarreou e caprichou.
- Presta bem atenção: huãããmmm...
- Uá o quê?
- Não é uá, ô mãe! É "huãããmmm..." Repara que dentro desse som tem a letra “o”, a letra “i”, a letra “a”. Tem até a letra “p”, tem o “c”, tem o “w”...
- Só ouvi um “u” e um “a” bem compridos.
- Precisa ter ouvido mãe, pois é rápido demais. Ouve com atenção. Huãããããmmmmm. Huãããããmmm.
- É. Interessante.
- Mais que isso. É um som da pré história. É o começo de tudo, repara como se parece com o som dos macacos: huãm, huãm, huãããmmm é super parecido com úan-úan, úan-úan, úan-úan.
- Macaco fala úan?
- Uau, é idêntico! Olha! Úan-úan, úan-úan, úan-úan – ele respirou fundo e retomou a estranha cantoria – huãããmmm, huãããmmm, huãããmmm... Viu só?
- Vi, filho. Vi.
Férias. No final do mês acaba.

Nenhum comentário: