quinta-feira, 12 de janeiro de 2006

as ferramentas e os tuppewares


Os dois estavam debruçados sobre o piso do banheiro, no lugar onde fica o bidê. Um enorme vazamento apareceu no apartamento de baixo exatamente ali. Me chamaram para ver o que fazer e eu chamei o empreiteiro e o encanador para eles me ajudarem.
Volta e meia isso acontece. Eu não faço obras, não sou engenheira, mas como coordeno muitas e sempre estou no processo desde o projeto até a manutenção, basta surgir um pepino que lá vou eu.
O encanador testava as torneiras, flexíveis, ralos. Eu estava atrás deles, observando.
- Vou tirar o bidê e você vai ver como o piso está todo molhado – falou o encanador.
- Pode ser do ralo do chuveiro.
Em obra todo mundo pensa alto.
- A impermeabilização não desce nem sobe no cano. Desse jeito não segura a água mesmo – falou o encanador, mais entendido.
- Tira para ver como está - sugeri.
– Sim senhora. Ei, passa aquele alicate ali? – pediu o encanador, apontando um objeto no bolso do outro.
- Esse alicate é o meu – falou o empreiteiro – O seu é o do cabo preto. Onde está?
- O meu levaram. Aqueles marceneiros folgados da obra da rua Hungria.
- Os caras do Tonhão? Ah, eles uma vez levaram minha trena.
- É um saco essa coisa de ferramentas – o encanador me explicou – o fulano vem, pede emprestado e leva embora. Eu faço assim: empresto mas fico em cima do cara, atento. Porque não devolvem mesmo.
- Que chato - falei.
- Mas não é por mal – continuou explicando o encanador - Não é roubo, entende, lúcia? Ninguém rouba se está trabalhando com a coisa. Além disso, se o cara é eletricista ele não é ladrão, é eletricista. E ferramenta é uma coisa que a gente fica na mão, de bobeira. Bobeou, a gente leva mesmo.
- Não, não é por mal, isso mesmo, mas só não pode emprestar makita e furadeira. Depois o cara quebra e sobra pra você consertar – arrematou o empreiteiro, me olhando e tendo uma idéia - é como uma cozinha de uma mulher, lúcia. Você pode emprestar um tupeware, uma faca, uma xícara. Mas não empresta um fogão, um forno, um liquidificador.
- É, tem razão. Tuppeware nunca volta... - eu lembrei.
- Nem chave de fenda, nem broca, nem alicate, nem trena... - falou o encanador, tirando o bidê do piso e começando a trabalhar.

Nenhum comentário: