sábado, 7 de maio de 2005

o meu tricô


olha a "beleza" do meu tricô...
Resolvi fazer tricô. Na semana passada, senti falta de fazer alguma coisa com as mãos. Descobri que quando mantemos as mãos ocupadas, a mente pensa mais tranqüila. É como se os pensamentos, que normalmente voam rápido demais, passassem a andar na velocidade do corpo, mais lenta, com os pés no chão.
Não sei se a idéia fica clara. Com a pintura e com a cozinha também acontece isso. Enquanto você cozinha, pinta ou faz tricô, você desacelera a mente. E, enquanto você cozinha, pinta ou faz tricô, você também pode conversar com os outros.
Isso é muito bom.
Já escrever é maravilhoso, eu adoro, mas é uma atividade que aumenta demais a velocidade da minha mente, além de me isolar do mundo. Quando eu escrevo, pode cair uma bomba ao meu lado que eu não percebo. Fico muito alheia ao mundo, quando eu volto parece que voltei de viagem. Com o tricô não. Com o tricô eu interajo com o mundo.
Tricoto lãs e palavras.
Esse já é o meu segundo cachecol. O primeiro acabei hoje de manhã e dei para a minha filha. Mas isso é apenas o começo, é como se fosse um treino, afinal cachecóis são facílimos de fazer. Não faço tricô há mais de quinze anos, tive que começar do zero. A minha meta é confeccionar malhas com golas, com tranças, com desenhos e cores. Meias. Gorros. Luvas. Bolsas. Pulôvers.
Hahaha.
A gente nunca deve pensar pequeno.
Mas, observações a parte, queria apenas notar que depois que comecei esse tricot, estou mais calma, mais equilibrada, mais atenta, mais tagarela e mais satisfeita. Os meus filhos me falam que tricô é coisa de velha. Balançam a cabeça e suspiram quando me vêem toda animadona com minhas agulhas, como se eu tivesse chegado na velhice mêêêsmo. Claro, eu entendo o que eles querem dizer. Todo o mundo com computadores, home teathers e Ipods e eu aqui, com agulhas e lãs, contando pontos e dando laçadas? Mais pré histórico impossível.
Mamãe dinossaura.
Mas faz um bem danado voltar um pouco no tempo e na tecnologia, gente, eu recomendo. E prometo postar aqui o andamento das minhas “peças”.
Alguém quer tricotar também?
E lembro da frase que está ali ao lado, que me escreveu o Prata.
Tricotar não é jogar conversa fora. É jogar conversa pra fora.

Nenhum comentário: