quinta-feira, 10 de novembro de 2016

o guardinha e o quero-quero


Nas caminhadas no Villa Lobos tenho uma rotina básica, baseada na água: meu percurso é de bebedouro à bebedouro. Conheço as águas, qual a melhor, mais geladinha, qual a pior, meio quente.
Como os bebedouros de água filtrada ficam nos banheiros, conheço também os guardinhas que tomam conta dos banheiros. Sim, porque em cada banheiro tem um guardinha. Imagino que, como não há nada assim tããão valioso nos banheiros, os guardinhas ficam ali apenas porque é coberto, tem água e banheiro. 
O banheiro mais distante de tudo é lá perto da marginal, num local árido e fedido. É super limpinho, mas é tipo fim do mundo trabalhar ali ao ar livre, todo dia. 
Bom. Tem um guardinha novo, que começou a trabalhar essa semana. Devem colocar os novos sempre nesse banheiro para eles não acostumarem mal. Sei lá. 
Quando eu estava chegando perto dali, vi que o guardinha novo tava esquisito: olhava pro nada, andava de frente para trás, de trás para frente, uma vezes correndo, outras vezes bem devagar. Coisa um pouco aflitiva de assistir, confesso. Comportamento inadequado total.
“Deve existir uma explicação pra isso”, pensei, “caso contrário estou nesse lugar ermo com um psicopata”. 
Cheguei perto, cautelosa. Ele me viu, se assustou.
- É o passarinho ali! – ele apontou e explicou, morrendo de vergonha de eu ver sua dancinha ridícula – Se eu passo daquela linha, ele avança em mim, furioso. Depois volta e senta ali na grama. Nunca vi isso na vida. Um passarinho mandar em mim.
- É um quero-quero – expliquei, (aliviada) e rindo – aliás, uma quero-quero, pois ela tá chocando os ovos e não quer que ninguém chegue perto. Tá na cara. Uma fêmea.
- Uma passarinha? Mulher?
- É.
Ficamos observando a passarinha, os dois atrás da “linha”.
- Olha – ele completou – minha mulher é muito difícil de enfrentar, mas essa daí eu encaro. Eu não posso deixar de ir daqui pra lá, meu trabalho é vigiar o parque – concluiu, rindo e voltando a enfrentar a pobre da quero-quero.
É muito louco, né? Enquanto todo mundo só fala de Temer Dória Trump no facebook e em todo lugar, um guardinha nos fundos do parque Villa Lobos só tá preocupado em defender seu território de um passarinho, oito horas por dia. 
É. Há outras batalhas além daquelas que a gente trava.

Nenhum comentário: