quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

meu primeiro sashimi



Os filhos da gente já nascem gostando, mas pra mim foi um desafio. O primeiro sashimi a gente nunca esquece. 
Tem um monte de momentos na vida que são mega importantes, aqueles que a gente vence uma barreira complicada para a gente. O sashimi, o melhor, “comer um peixe crú”, foi pra mim um desses momentos. Me parecia a coisa mais nojenta do mundo, tipo comer uma lesma do meu jardim, daquelas que parecem um bife de fígado. 
Não sei como foi o primeiro sashimi de vocês. O meu desafio era vencer o nojo, o asco, a aflição e fazer uma verdadeira revolução entre minhas papilas gustativas, meu cérebro e minha infantil memória alimentar no momento que coloquei aquele troço na boca. Torci para que meu cérebro vencesse minha aversão e eu conseguisse sair ilesa daquele jantar no japonês com o namorado da época.
Tive nojo? Nossa, e como. Cada mordida que dava vinha cheia de ânsia, o jantar foi uma verdadeira tortura. Foi bom? Não. Achei asqueroso mastigar um monte de peixe cru. Até então só comia “pescadinha a dorè”, mas eu engolia a porcaria e sorria para o cara, como se comer aquilo fosse a coisa mais normal do mundo. Céus , o que a gente não faz por amor, estando apaixonada mesmo. Quantas serão as mulheres que venceram o nojo num japonês da liberdade, como eu?
O segundo foi muitos meses depois, com outro namorado. Coloquei na boca um pedacinho, lotado de wasabi e shoyo pra cobrir tudo, e engoli. Já sabia como fazer para disfarçar a sensação. O terceiro até que foi bom, o quarto prazeiroso, no quinto, gostei. Agora sonho em comer sashimi de atum. Deito e rolo.
Eu entendo muito bem o nojo alheio, mas acredito que na idade adulta a gente tem que vencer isso, nojo é coisa de criancinha. Depois disso, ao longo da vida, comi comidas super esquisitas e adorei, como barriga, testículos e miolos. Acho que posso comer qualquer esquisitice. Sério. Lesma, escorpião, formiga, ou até barata se me garantirem que é limpa e aprovada pelo Ministério da Saúde. Será que um dia vou contar como foi comer meu primeiro besouro grelhado? Éca, que nojo.

Nenhum comentário: