segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

amassador profissional



Uma vez escrevi aqui no " frankamente..." uma crônica sobre as pessoas que amassam sanduíches. Na época eu não amassava sanduíche, mas depois falar sobre esse assunto sem parar, resolvi amassar, e olha, mudei de ideia: amassar é muito melhor. O sanduíche fica bem mais compacto e com uma espessura mais adequada às dimensões da boca, não precisa abrir tanto e mostrar a goela a cada mordida. Acho que é mais educado, inclusive. As pessoas que não amassam acham o contrário, alegam que colocar a mão na comida não é muito higiênico. Essa é uma controversa daquelas que nunca acaba, a população do mundo estará eternamente separada em duas partes, de um lado os homens que amassam e de outro os que não amassam sanduíches. 
Além disso, para caprichar o ato de amassar, é preciso tirar do saquinho de papel, e com o sanduíche pelado na sua frente, é possível controlar melhor os deslizamentos. Aliás, sanduíche bom é aquele que não desliza. Tenho a maior aflição de sanduíche desmontado, o tomate e alface caindo para fora do pão, o molho escorrendo, o pão molhado. É horrível remontar, a gente nunca consegue um resultado não-melecado. Tento às vezes evitar a maionese, na minha opinião a grande culpada pelos deslizamentos. 
Nesses dias de feriado natal-ano novo, na preguiça de cozinhar, resolvi comer um tostex. Fazia anos que não comia. Achei a tostequeira no fundo da gaveta, e enquanto preparava,notei que o tostex é um... equipamento de amassar sanduíche! E é uma máquina perfeita, um amassador profissional, pois ele sela as bordas e não deixa o queijo nem nada que você colocar dentro, passar para fora. O engraçado foi que usei uma tostequeira de pão de forma para o pão francês, e ela, a tostequeira, nem ai. Deixou o pão quadradinho, como se fosse um pão pullman. Até nisso tostex é bom. Uma invenção de um homem, que, claro, devia amassar sanduíche...

Nenhum comentário: