domingo, 9 de março de 2008

a manga


Parte 1. Ontem foi aniversário da minha irmã e ela fez uma festa na casa dela. Um festa deliciosa. Minha irmã é uma pessoa absolutamente tranquila para receber, e acho que é isso que torna os encontros na sua casa tão bons. Bem. Digamos que às vezes ela é tranquila demais, e as pessoas todas em volta passam a desacreditar que as festas darão certo. Assim todos, sempre, claro, resolvem ajudar. Olha, a quantidade de gente que ajuda a minha irmã a dar festas é enorme. Tão enorme que ela não contrata ninguém e nem compra muita bebida, porque sabe que alguém trará. E trazem, e ajudam. Talvez dar uma festa seja isso, encontros promovidos por muita gente, todos participando. Se a festa é de todos, todos sem empenham para que seja boa, todos torcem por ela, riem dela, satisfazem-se dela.
Eram sete e meia da noite, fui levar gelo na casa dela. Minha colaboração. Demorei-me por lá, ela conversando comigo e com as outras pessoas como se fosse um dia normal.
- Ângela, você não vai se arrumar?
- Não. Acho que vou no sacolão.
- Vai onde?
- Sacolão. Comprar umas frutas.
- Mas Ângela, são mais de oito da noite.
- As pessoas gostam de frutas em festas, Lúcia. Vou comprar. Se chegar alguém, espera, ué. Quer ir comigo?

Parte 2. A mesa ficou bonita mesmo, toda decorada. Ela montou diversas pirâmides, algumas terminavam em pêras, outras em maçãs, outras em carambolas. Cortou a melancia ao meio como se fossem duas coroas. Lindo. Estava admirando a mesa quando apareceu um amigo dela, músico, o P.. Chegou, falou comigo, olhou a mesa e pegou uma... manga. Olhei para ele atentamente, ele deu uma apertadinha e tirou dali.
- Péra. Você tá brincando, P..
- Porque?
- Vai comer uma manga? Aqui, agora?
- Pensei. Me deu uma vontade.
- Mas uma manga? Como você vai comer?
- Acho que com faca, né?
- Enfrentar uma manga numa festa, assim, em público? - eu olhei ao redor, não havia prato algum, nem faca, nem pano de prato - Sério que você pensou nisso? Sério que vai fazer isso?
Ele me olhou apavorado. Era como se eu fosse um ET.
- Ué, essas frutas não são pra comer?
As pessoas gostam de frutas em festas, lembrei das palavras da minha irmã. Isso! E porque não comer uma manga, a melhor de todas as frutas, ora, só porque é lambuzenta até não poder mais? Não respondi mais nada para ele, ele está certíssimo. Ora, e eu sou uma bobona.
Ele apertou, apertou, analisou a fruta com cuidado.
- O problema é que está verde - ele explicou, devolvendo a manga e abrindo uma banana.
Parabéns, querida irmã. Na próxima festa providencie mangas mais maduras, que pretendo passar por essa experiência única com o P..

Nenhum comentário: