sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

mimaquiei, enfim


Antes do ano novo eu consegui. Só não contei antes porque não tinha uma foto para comprovar (agora eu tenho, olhem acima!). Encontrei com elas no domingo passado. Duas amigas do a. . Na mesa, eu comento sobre o assunto da maquiagem. Eu não tenho tantos assuntos assim, e confesso que costumo repetir alguns que conto no blog ao vivo. Muitas vezes eu ouço o seguinte comentário: ei, Franka, bonequinho pra você, isso você já contou. É meio broxante, mas penso que escrever crônicas é um bom modo de arquivar assuntos e vale a pena ser repetitiva ao vivo.
Pois eu comentava sobre minhas tentativas de maquiagem, quando uma delas me interrompe.
- Me conta como você está fazendo.
Elas não me conheciam nem conheciam o "frankamente..." até então, portanto eu pude repetir o tal passo a passo tranquila. Foi quando uma delas me interrompeu, com ares de super-fera no assunto.
- Não, não, Franka. Tsc.
- Não? Tou fazendo alguma coisa errada?
- Tudo. Pena que eu não tenho todas as minhas coisas aqui pra te ensinar.
- Eu tenho alguns produtos – disse, tímida, diante de uma pessoa tão peagadê como ela parecia ser – desde que comprei eu levo na bolsa.
Olhei o rosto dela para ver se ela estava maquiada. Estava. E era sensacional. Profissional.
- Deixe-me ver o que você tem – ela disse, resolvida.
Pegou meu estojinho e avaliou.
- Hum, mais ou menos. Essa sombra não sei... E cadê o lápis?
Acho que todo mundo sabe que esse assunto interessa a muitas mulheres, e ela começou a mexer na bolsa dela, assim como a outra amiga. E, sei lá de onde, surgiu uma sombra preta, um aparelho de entortar os fios do cílio, lápis e um pó. Ela me mandou sentar ao lado dela, despejamos todos os apetrechos na mesa e ela começou.
- Primeiro aqui. Pouco corretivo.
Ia passando com dedo, pequenos toques. Foi me ensinando aos poucos e me mostrando no espelhinho. A outra amiga ia ajudando, como uma instrumentadora. Eu ali, em plena cirurgia no bar. Mil dicas.
-Não coloque corretivo em cima do olho. Isso, só aqui. Agora o lápis. Faça assim. Vê? Agora passe o dedo. Para cima, entende?
- Entendi.
Que pena que não fiz um iutube daquilo.
- Você não tem um curvador de cílios como esse? – ela disse - ora, toda mulher tem que ter um. Compre amanhã mesmo numa farmácia, e use antes de colocar o rímel. O rímel coloque duas vezes. Uma para encher os cílios, a outra para encompridar.
De quando em quando elas davam uma ré e me olhavam de longe. Esquisito ser avaliada assim, mas era tudo que eu queria.
- Agora a sombra – ela olhou a minha – não, não pode ser essa sua. No seu caso tem que ser preta, pelo menos sobre o olho. E essa mais clara você coloca só aqui, em cima, perto da sobrancelha.
Fui ficando pronta, graças à aquelas duas fadas-madrinhas que surgiram do nada e me tranformaram. Confesso que, mal conseguindo me olhar naquele espelhinho por causa do escuro do lugar, tive um pouco medo de estar como bailarinas do Fantástico dos anos setenta. Mas não. Tava ótimo. Maior aula.
Pois é. E assim mimaquiei em 2007. Olha como ficou.

Nenhum comentário: