segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

como franka lava louça


Eu lavo louça. Não sou boa de cozinhar e sempre deixo essa função para o Zé, que adora, mas lavo louça. Nos finais de semana lavo muita louça. Muita. Tenho até uma máquina lava louças pequena e velha, mas dependendo do volume, dá mais trabalho colocar as coisas lá dentro do que lavar na mão.

Não é fácil enfrentar uma pia entulhada de coisas. Acho que o principal é ter coragem para começar. Primeiro é preciso organizar o espaço. Prefiro sempre colocar tudo, absolutamente tudo que precisa ser lavado do meu lado esquerdo, pois o escorredor fica do lado direito. Tiro tudo da mesa e empilho, é bom ter uma noção do tamanho da encrenca. Depois deixo a pia vazia, sem nada, só com o ralinho na posição certa. Tenho horror de lavar em pia cheia de pratos, é como se a sujeira dos que estão sendo lavados fosse toda para os outros, que na minha opinião teriam que ser mais lavados ainda. Gosto de esponja nova, mas não é sempre que tem, e detergente sem cheiro, os de maçã ou pinho me deixam enjoada. Começo sempre pelos copos, pois avalio que as bebidas são menos sujas que as comidas, pois não tem gordura. Eles nunca cabem no lugar dos copos do escorredor, e sou obrigada a pegar um paninho de prato, colocar na mesa e emborcar os sobressalentes ali. Depois vem os pratos, adoro que eles tem o lugar certinho no escorredor. Primeiro os grandes, depois os de sobremesa. Depois as xícaras e os pires, que não cabem em lugar nenhum e escorregam, me dando trabalho. A parte dos talheres é meio exaustiva, sempre acho que gasto água demais, mesmo lavando de dois em dois. Sempre coloco para secar no escorredor apropriado de copinho-furado com a parte que se come virada para cima. Talheres são demorados e chatos de lavar, e o pior é o pegador de macarrão. Depois lavo as travessas, que sempre me dão trabalho por causa da gordura e restos, que sempre tiro corajosamente com a mão e coloco no lixo. Eu sempre me molho todo para lavar as travessas, pois elas são maiores que a pia. Ralador de queijo também é difícil, assim como o copo do liquidificador. Por último lavo as panelas, que precisam de diversos enxágues para tirar o sabão. As panelas também não cabem no escorredor, então limpo o fogão com Veja e papel absorvente daqueles de fritura e as coloco ali, viradas de cabeça para baixo. Sempre sobram uns cacarecos, tupewares e potinhos, que lavo e coloco em cima dos pratos em equilíbrio instável entre o escorredor e a parede. Limpar o ralo é a coisa mais nojenta do mundo, mas faço na boa depois de ensaboar a bancada da pia toda - a parte que eu mais gosto -, jogar água com um dos potinhos e puxar com o rodinho. Lavo bem o ralinho e limpo a pia como se fosse uma travessa. Depois seco um pouco as bordas da pia toda com papel absorvente de fritura. Retiro o lixo da lixeira e jogo lá fora, depois troco o saquinho. Às vezes, quando vejo que o chão está muito sujo de farelos, pego a vassoura e varro, mas nunca é muito caprichado. Passar pano no chão só quando alguma coisa realmente cai e meleca o piso. Não seco e não guardo nada. Acho muito legal ver a cozinha arrumada depois. Eu sempre saio da cozinha e entro de novo só pra olhar. Dá a maior satisfação.

Nenhum comentário: