terça-feira, 6 de março de 2007

o celular novo do rei




.
Não se se vocês já ouviram falar nessa coisa que inventaram. É um toque de celular que só é ouvido por pessoas com menos de 20 anos. Segundo meus filhos, o toque surgiu no final do ano passado, foi arduamente testada durante as aulas das escolas, e foi um sucesso total. Na escola dos meus filhos somente uma professora, de 31 anos, que ouviu o barulho. Deve ser uma moça muito criançona. E segundo todos eles - as crianças e os adolescentes - o som é insuportável. Um zumbido chatérrimo.
- Quer ouvir, mãe? - perguntou um dos meninos.
- Claro.
Ele pegou o celular.
- Vai, coloca o toque de uma vez.
- Mãe, já está tocando.
- Ué. Não tem nada tocando.
Ele começou a rir.
- Mãe, tem sim, você que não ouve. Eu ouço super bem. Ó.
A explicação que as crianças me deram - preciso fazer uma pesquisa mais elaborada a respeito - é que depois dos vinte anos existe uma modificação no cérebro por algum motivo qualquer e depois disso paramos de ouvir uma certa frequência de som. Paramos, simplesmente paramos de ouviraquele som. E é esse o som que toca no celular dos adolescentes. Entendi a explicação, não entendi patavina o motivo. Porque pensa, pra que é que Deus ia inventar de tirar um som de uma pessoa de mais de vinte anos? Não vejo motivo pra isso. Será que não ouvir esse som é necessário para a humanidade sobreviver? E porque? Coisa esquisita.
Uma outra explicação, essa completamente paranóica, é que é tudo mentira. Eles podem estar nos enganando, gente. Eles, os jovens. Será que é possível que todos os adolescentes do mundo se uniram e resolveram zoar os pais e professores em conjunto? Ora, com o advento da internet e do orkut, é bem possível. Penso que talvez o tal toque não exista, que seja um nada, apenas um susto para apavorar os adultos - e dar poder aos adolescentes.
Agora, caso seja verdade a existência desse misterioso som mudo, gente do céu, porque não fazer músicas nesse tom? Ora, minha casa é o caos musical, cada ambiente toca com um tipo de música, todas com alturas ensurdescedoras, eu vivo gritando que não consigo trabalhar com a barulheira. Raps, Hiphops, Rocks, Baladas, televisões e rádios. Sério, se isso fosse possível eu nem faria questão de entender porque Deus me tirou o som. Sério mesmo.

Nenhum comentário: