sexta-feira, 24 de junho de 2005

piii, piii, piii...


snoop dogg

O João adora rap. Minha casa treme com as músicas que ele ouve no seu quarto. Aqui no Alto de Pinheiros todas as casas foram construídas sobre um brejo, acho que por causa da retificação do rio Pinheiros, e a impressão que tenho é que estamos boiando. A música alta ressoa na estrutura e faz tudo vibrar.
Tum, tum, tum, tum, motherfucker, motherfucker, tum, tum, tum, tum, motherfucker, motherfucker, tum, tum, tum, tum.
É, rap tem esse problema. Tem muito palavrão nas letras das músicas.
- Mas é só esse o problema do rap, mãe, o resto é muito legal. Tem cada música da hora, mãe, da hora... – ele me explicou.
Um amigo meu me perguntou se eu já pensei no Joãozinho bem velho, quando ele for vovô.
- Meu João? Vovô? Como assim?
- Imagina uma coisa: o João vovô e a mulher dele vovó, os dois sentadinhos na sala da casa deles, velhinhos de tudo. Daí a vovó fala para ele: “ô João, meu querido, vamos ouvir a nossa música? Aquela, da época que a gente era mocinho e namorados?”. O João vovô sorri para ela, “Aquela música "da hora"? Claro, peraí”. Ele se levanta, coloca um disco velho no aparelho de som e senta-se ao lado da velhinha, sonhador, apaixonado, pensativo.
E a música começa.
Tum, tum, tum, tum, motherfucker, motherfucker, tum, tum, tum, tum, motherfucker, motherfucker, tum, tum, tum, tum.
Frankamente...
Bom, ontem o João foi à uma festa. Era uma ocasião importante, ele só tem 11 anos, ainda não foi a muitos bailinhos (eu sei que essa palavra está em desuso, mas não sei usar outra) e estava todo animado.
No fim da noite fui buscar. A festa era numa casa noturna toda moderna no Itaim Bibi.
- Ei. Tava boa a festa, João?
- Médio.
- Músicas legais?
- Hum. Médio.
- DJ?
- Tinha um DJ sim. Mas era um DJ nerd. Usava um óculos quadrado e um casaco do tipo do do papai. Horrível.
- Tocou rap?
- Tocou, mãe, mas não foi legal... – ele começou a me explicar - É que como a gente é criança, os DJs são proibidos de colocar música com palavrão nas nossas festas. E isso estraga tudo, entende?
- Não.
- Todo mundo gosta de rap, mas rap tem palavrão. Por exemplo, tem uma música do Snoop Dogg que tem um monte de palavrão. Essa música tocou, mas na hora dos palavrões o DJ punha um piii.
- Um piii?
- É. Um apito. Isso fez a música ficar cheinha de piiis. A música tinha mais piii que letra. Piii, piii, piii, piii, piii. Ficava apitando sem parar, era horrível. Piii, piii, piii.
- Engraçado, filho.
Ele ficou cantarolando.
- Pipi, pipi, pipi. Se bem que "pipi" também um tipo de é palavrão, não acha?

Nenhum comentário: