quarta-feira, 20 de abril de 2005

haja armário...




De uns tempos para cá o horário nobre da TV está entupido de propagandas de venda de armários. Armários mesmo, aqueles de quarto, que a gente compra pronto e coloca do lado da cama, com portas e gavetas. Aquele trambolho, ele mesmo. É propaganda das casas Bahia, da Marabrás, do Ponto Frio. Basta você ligar a tv para ver novela ou jornal que, pimba! Lá vem alguém para te vender um armário enorme.
Eu não sei. Quem compra tanto armário?
Acho estranhíssimo. Eu achava que os armários estavam em extinção desde que surgiram os armários embutidos e os closets sem portas. Há algum tempo que, para mim, eles só existiam em antiquários ou em casas de móveis usados. Os armáriões passaram a ser dispensados sem dó pelas famílias que usam armários embutidos. Eu mesma já tive que me livrar de uns três deles, heranças de família. Um armário desses, quando você já tem um outro, invisível e embutido, é um tremendo abacaxi.
Móveis antigos, em geral, conseguem sempre uma reutilização dentro das casas de hoje, pode reparar. Ainda mais se aquela mesinha ou se aquela cadeira de balanço te lembrar a avó ou a casa da sua mãe. Os criados mudos viram "charmosas" mesinhas laterais, as cômodas viram móveis de bar ou aparadores na sala, as cadeiras, se restauradas, vão para a sala de jantar. Até as cabeceiras das camas podem ser reformadas e reutilizadas. Menos o armário, coitado. Nunca vi um armário velho na sala ou no quarto de nenhum amigo ou cliente, nunca ouvi falar de algum casal que comprou um armário antigo para o quarto. Os armários antigos estão sempre nos antiquários, aliás, não tenho idéia de quem compra um armário. São enormes esquifes, lápides em pé, caixões gigantescos que só servem para guardar roupa velha. Eu tenho até, confesso, um pouco de medo desses armários velhos, jamais traria um deles para dentro do meu quarto. Olha, acho que eles deveriam ser enterrados com os donos. Ou, porque não? Os donos deveriam ser enterrados nos seus armários!
Epa, que idéia mais esdrúxula.
Gente do céu. Perdoa mesmo.
Mas qualquer móvel maior que você, de madeira e que tem porta é meio um pesadelo, gente. Impossível não achar que um armário se parece com aquilo.
Agora, fala se não é esquisitérrimo que o horário nobre da tv esteja a cada dia mais entupido de ofertas de... armários? Será uma greve da marcenaria embutida? Será que os tempos mudaram e agora virou anti higiênico guardar roupas em armários embutidos?
O que houve? Voltamos pra trás no tempo?
Enquanto isso, reparem: são muitos os armários e as propagandas onde os apresentadores trepam, pulam, abrem, abraçam e acariciam os armários, como se fossem macaquinhos rondando ao redor de estranhas lápides antigas cheias de portas e gavetas.
Alguém tem alguma explicação?

Nenhum comentário: