sexta-feira, 20 de junho de 2008

Franka e São Frumêncio


Ontem a noite ligou meu amigo Fernando. Como é época de festas juninas, começamos a falar dos dias de cada Santo.
- Fernando, o dia de Santo Antônio não foi ainda.
- Foi sim, na semana passada ou retrasada, lúcia. Agora vem o dia de São João.
- Tem certeza?
- Claro. Tenho um livro de Santos.
- Ual. Pega lá.
Ele volta em segundos.
- Olha aqui. Santo Antônio foi dia 13. Dia 24 é São João.
- Errei então. Sempre dou fora mesmo, paciência. Então vê o Santo do dia do meu aniversário. Dia 27 de outubro.
- Dia 27 de outubro é... São Frumêncio.
- Hã? São o que?
- Fru-mên-cio. Frú-mên-ci-o. Escreve parecido com bala Frumelo.
- Nossa. Eu adoro bala frumelo, acho que tem a ver, Fernando. É um sinal, um acaso, basta a gente pensar um pouco que a gente acha alguma relação entre o Santo, eu e essa bala. É sempre assim. Mas lê ai como é a história do São Frumêncio.
- Putis, é comprida.
- Resume.
- "Apóstolo da Etiópia. Foi discípulo de filósofo e um escravo muito especial. Na volta de uma viagem à Ìndia e a embarcação parou no porto de Adulis, no mar Vermelho, e foi atacada por ladrões etíopes, que saquearam o barco e mataram todos os passageiros e tripulantes. Todos, exceto os amigos adolescentes, Frumêncio e Edésio. Os dois foram salvos por um motivo banal: naquele momento estavam sob uma árvore, entretidos na leitura de um livro". Por ai vai, lúcia. É longa a saga do Frumêncio.
- Pára ai mesmo. "Ou entretidos na leitura de um livro". Ora, podia ser um blog.
- Ou na leitura de um blog. Isso.
- Ou seja, São Frumêncio tem a ver com blog, Fernando.
- Deve ter.
- Tá vendo? Agora só falta achar relação com a bala.
- Não acho que a gente consiga alguma relação do Santo com a bala, lúcia.
- Então deixa. Eu coloco uma bala no post e pronto.

Nenhum comentário: