quarta-feira, 20 de junho de 2007

a placa da garagem

Ontem, numa rua em Pinheiros, parei no trânsito ao lado de um edifício. Prédio novinho, branquinho, grades de alumínio, guarita blindada. Olhei para o lado e li uma placa afixada no portão da garagem:
"A prioridade é sempre do carro que entra".
Ai. Que era aquilo? Impliquei total. Placa esquisita, difícil de entender. Tive que ler umas duas vezes para sacar o que acontecia. E, claro, depois fiquei pirando, presa ainda mais meia hora no trânsito paulistano.
Bom. Não é uma placa direta, como "não entre" ou "perigo". É uma placa específica para o moradores daquele prédio, obviamente colocada para resolver algum conflito interno entre os moradores. Nunca vi, e não sei se alguém já viu, uma placa desse tipo em portas de garagem. Além da construção da frase, que num primeiro momento me pareceu estranha, fiquei pensando porque aquela placa estava ali. Hahaha, gente, pensa. Tá na cara que o prédio, de alto padrão, deve ter um monte de carros na garagem. No mínimo duas vagas por apartamento, talvez até mais. Deve ser o maior entra e sai naquele portão, e claro, em algum dia deve ter havido ali uma briga. Óbvio. Algum fulano estava com a maior pressa de sair, no mesmo momento havia um outro carro entrando, os dois embicaram, o de dentro não queria dar ré de modo algum, o da rua se recusou a recuar. Dá até para ver a cena, uma mulher nervosinha no carro de fora, do apartamento 121, de saltinho e cabelos com luzes, parada dentro dos vidros pretos e exigindo que o cara do 62 desse passagem pra ela. Os dois ali, empacados, ruminando os neurônios e estressados até a alma, armando o maior barraco. Provavelmente precisaram de alguém que desse uma solução, e é óbvio que aquilo foi parar nos ouvidos do síndico. A moça do 121, que provavelmente fora obrigada a dar ré na rua deve ter se revoltado e levado a questão para a reunião de condomínio. Os condôminos resolveram votar, e, para a tristeza do senhor do 62, a mulher do 121 deve ter ganho a parada. Assim, para evitar mais conflitos, o síndico decidiu colocar a tal placa.
Claro que foi isso. Hahaha.
O tal do síndico tem que mandar fazer a placa. Mas como escrever isso num portão? Que, no caso de dois carros embicarem, um entrando e um saindo, o que estivesse na rua teria preferência sobre o outro? Fiquei imaginando o síndico, coçando a cabeça, papel na mão, pensando. Escrever o que?
"O carro que chega entra primeiro".
"Quem vem da rua tem preferência".
"Você, que sai do nosso prédio, dê ré se alguém estiver entrando".
"Espere quem chega entrar e só depois saia".
Nossa, pensei, que complicado. Só consegui pensar frase horrível. E eu, que num primeiro momento impliquei com a placa, lembrei dos dizeres e achei simplesmente genial.
"A prioridade é sempre do carro que entra".
Muito boa a frase, fala a verdade. Demais esse síndico.
Só o cara do 62 que deve odiar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Francamente amigo, pensa, um prédio numa rua extremamente movimentada, onde quem embicou o carro para entrar na garagem não pode mais dar ré em decorrência do movimento da rua.
O que é mais fácil: O carro que está saindo da garagem dar ré na própria garagem ou quem esta tentando entrar na garagem dar ré em uma rua movimentada?

Imagine a cena: a tal mulher com luzes no cabelo tendo que sair do carro com seu salto alto e interditar a rua para que possa então dar ré, para que o morador do 62 saia da garagem.

De fato, estas placas são extremamente comuns em prédios localizados em ruas de grande movimento. São extremamente racionais e zelam pela civilidade e urbanidade.

Anônimo disse...

Concordo com o anonimo, não é fácil viver em condomínio, muitas vezes, essas placas são simplesmente para reforçar o bom senso das pessoas, a qual muitas não tem, e também não conseguem viver em condomínio... Estou até pensando em dá ideia para o sindico do meu condominio.rsrsrs