quinta-feira, 10 de agosto de 2006

'não aceitar'



Essa coisa da comunicação entre os adolescentes é uma maluquice pra mim. Dizem que ter filhos é legal por causa disso, para não estagnarmos e vermos a vida passar diante de nós sem nenhuma mudança. Mas tem coisas increditáveis.
Bom, tudo começou há uns meses atrás, quando o Chico e a Nana, meus dois filhos mais velhos, comentaram comigo que não usam mais e-mail há séculos. Nem abrem o outlook. Segundo os dois, e-mail é coisa de velho, que “aprendeu” a usar computador (disseram isso em tom de deboche) ou de trabalho, ou seja, é coisa de gente que precisa usar aquilo como “documento”. Explicaram que entre eles o os amigos a comunicação virtual se dá através do Orkut ou dos torpedos do celular. O e-mail está em total desuso entre os mais jovens.
Quando me contaram, estranhei. Eu não gosto muito do Orkut, nunca vou lá.
- Muito ruim, gente, Orkut é lerdo - falei.
- Hahaha, mãe, você ainda é do tempo que as páginas do Orkut demoravam para abrir!
Fiquei pensando o porquê daquilo. Sim, é realmente mais interessante mandar um scrap no Orkut, onde todo mundo lê, do que um e-mail, que só o seu interlocutor lê. Adolescente gosta de turma, e ali dentro do orkut tudo funciona em turma. Se você elogia uma amiga, todos vão saber que você acha ela super legal. Se você tem muitos amigos, todos vão saber, se é famoso, engraçado, popular, idem. Aquilo, além de sua página pessoal, é teu espelho. Todo mundo sabe o que acontece ali, me explicaram os meus filhos. E não serão só seus amigos que irão te ver, qualuquer pessoa pode ir até a sua página e se interessar. Assim, é mais moderno e jovem escrapear.
Bom, eu já estava satisfeita com essa estranha explicação quando veio outra bomba ontem. Minha filha perguntou se eu poderia levá-la à uma festa nesse final de semana. O lugar era longe pra burro, eu falei que estava desanimada.
- É que essa menina é uma amiga que não vejo desde o pré primário, mãe. Ela me achou no Orkut e me mandou um 'não aceitar' da festa dela. Não posso faltar.
- Como que é? Ela te convidou ou não?
- Convidou. Me mandou um 'não aceitar' no Orkut.
- Nani, minha querida, não estou entendendo patavina. Ela quer que você vá na festa ou não?
- Quer, já disse! Me convidou!
- Mas porque é que você não vai aceitar? E porque eu tenho que te levar, e...
- Ô mãe, voce é meio burra, né? O que eu não vou aceitar é o testemonial do convite.
- Hã?
- Mãe, você não sabe mesmo como as coisas funcionam. Hahaha. Vou explicar.
- Hã?
- Olha. Quando assunto é público e todo mundo pode ler , a gente manda um scrap e não se fala mais nisso. Quando é particular, ou seja, uma festa, um encontro, um tipo segredo, a gente manda um recado pelo testemonial com uma frase antes: “não aceitar”. Os testemonials do Orkut só aparecem na página se você aceitar o que a pessoa falou. Então a gente “lembra” a pessoa que não é para aceitar. A pessoa fica sabendo do recado e como não aceita, não é uma coisa pública. A gente chama isso de “mandar um não aceitar”. Será que é tããão difícil de entender?
- Não filha, não...

Nenhum comentário: