terça-feira, 25 de abril de 2006

o cachorro quente e a vida



- É o que eu digo – o Zé disse para os meninos no carro, finalizando uma discussão sobre o excesso de viagens, passeios e festas que eles têm atualmente – Vocês estão saindo muito, não pode ficar exagerando, viajando tanto, passeando tanto. Vocês têm que aprender a se divertir e também aprender a ficar quieto em casa. A gente nunca pode esquecer que a vida é igual a cachorro quente, que às vezes as coisas não se encaixam tanto.
- Hã? Como que é, pai? – perguntou o Chico.
- A vida. A vida é igual à cachorro quente – ele repetiu.
- Que tem a ver cachorro quente com as nossas festas e viagens, pai?
- Não tem a ver com as festas e sim com vida – o Zé explicou.
- Nossa vida tem a ver com cachorro quente? – Perguntou o João.
- Cachorro quente sim, ora. Porque pensem. O pacote de salsichas vem com 12 salsichas, e o pacote de pão vem com oito pães. Se você compra um pacote de cada, sobram 4 salsichas. Agora, se você compra dois pacotes de pão e um de salsicha, sobram quatro pães. Sempre sobra. A conta nunca dá certo.
- E daí? – perguntou o Chico – E eu não posso viajar por causa disso?
- E quem disse que tem doze salsichas no pacote de salsichas e oito pães no pacote de pão? – perguntou a Luciana.
- Eu disse – respondeu o Zé – Tem.
Eu interrompi.
- Desculpa, Zé, mas tem pacote de pão de hot-dog que vem com quatro. Daí dá a conta certinha, basta comprar três pacotes – eu lembrei.
Ele ficou bravo comigo.
- Ô Lúcia, se der a conta certa não tem ditado e eu não acabo de explicar a minha teoria.
- Desculpa – eu me calei.
- Mas que ditado é esse, pai? – perguntou o João.
- É o que eu tou tentando explicar e vocês não deixam. É que na vida às vezes as coisas não casam direitinho, sempre tem umas sobras.
- Entendi – falou o Chico, sem paciência - Você quer dizer que sobra pão. Grande coisa sobrar pão.
- Não é isso. É que na vida as coisas não são exatamente como a gente quer e temos que estar preparados para isso. Temos que ter sempre um dinheiro para comprar um hot-dog, por exemplo.
- Para quê você vai comprar um hot-dog se tem quatro pães sobrando? Compra só uma salsicha – falou o João.
- Em que seriado você ouviu esse ditado que você não está conseguindo usar, pai? – perguntou a Luciana.
- Ah... eu tava com ele quando ele ouviu sim... – lembrou o João – Acho que foi num seriado daqueles de médico. Não foi, pai? Não foi no House que a gente viu ontem?
- Tá, tá! Era do seriado sim – suspirou o Zé – Mas...
- Olha o cara aí... quer dar lição de moral com filosofia de seriado americano, ahahaha... – falou o Chico, tirando sarro.
- Não fala assim do seu pai – repliquei.
- Mas não tem nada a ver! A gente não pode fazer nada porque sobra pão e salsicha dos hot-dogs? – perguntou a Luciana.
- Vai ver que temos que ficar para comer as sobras, Nani – cochichou o João.
O Zé suspirou.
- Não é isso, é que na vida... vocês tem que entender que na vida as coisas não são todas casadinhas, direitinhas e...
Eu intervim.
- Zé, que zona, nem eu estou entendendo mais nada. Onde você quer chegar?
- Pai, menos – pediu a Luciana.
- É pra você não ter que ir buscar a gente nas festas? – perguntou o João.
- Deixa a gente com as nossas coisas, pô, pai. Que é que tem de mais?
Ele suspirou.
- Tá, tá. Esqueçe o cachorro quente, finge que eu não falei nada...

Nenhum comentário: