domingo, 16 de abril de 2006

homens e mulheres

- No meu tempo, no meu colégio, as salas de aula eram separadas. Existiam classes femininas e masculinas – contava o Zé para o João, ontem, na hora do almoço.
- Ô pai. Não quero se chato mas você já contou isso mil vezes.
O Zé não deu a mínima e continuou falando.
- Então eu vou contar mil e uma. Se eu tou contando é porque é importante. Acha que eu não sei que já falei isso? Falei, mas agora vou concluir uma outra coisa. - ele retomou - Bom. Nas classes de mulheres tinham só mulheres, e nas de homens só homens.
- Eu já sei, pai...
- Tinha até uma ala de homens com a classe dos homens e uma ala de mulheres com as classes de mulheres. As coisas não eram como são hoje, isso é uma coisa que eu queria que você entendesse.
O João suspirou e resolveu embarcar.
- Os professores podiam ser de sexo diferente?
- Sim. Professor podia ser de outro sexo. Na escola da sua mãe também era assim. Ela estudava numa classe só de meninas.
Eu confirmei.
- Foi. Até o terceiro colegial minha classe era só de mulheres.
- Pois é... – falou o João, com a maior cara séria do mundo – Pois na minha escola, pai, tem espaços assim também. São salas só de homens e salas só de mulheres. Só que atualmente esses locais não são chamados de “classes” e sim de “banheiros”....
Bem, sendo hoje o dia de hoje, boa páscoa à todos, homens e mulheres.

Nenhum comentário: