segunda-feira, 19 de setembro de 2005

o ex- ginecologista




Coisas de praxe da vida feminina: ginecologista.
Uma amiga minha tinha o mesmo ginecologista que eu. Ficamos grávidas quase ao mesmo tempo, e ele (o ginecologista) fez o parto dos dois bebês, do meu filho e da filha dela. Eu fui fiel, fidelíssima: estou com ele até hoje, o meu primeiro e o único. Gosto da idéia de um médico conhecer teu interior há muito tempo, saber do teu passado, da tua história ginecológica. Tá tudo escrito nuns papéis que ele tem na minha ficha. Engraçado, não é a vida dentro do útero, mas a vida do meu útero.
Essa amiga desistiu dele. Resolveu se tratar com uma médica mais alternativa, meio homeopata. Desapareceu, não disse nada e sumiu. Eu fiquei na maior saia justa, achando que um dia ele podia me perguntar “cadê ela”, mas ele também não abriu a boca. Bem, tive uma segunda filha, ele fez o parto. Já a minha amiga resolveu esperar mais um pouco para ter o segundo. Quando eu fiquei grávida do terceiro, ela também engravidou.
Nos encontramos numa festa infantil. Eu estava de quatro meses, ela de sete. Estávamos sentadas numa mesa conversando sobre filhos. Tem uma época da vida das mães que a gente só tem um assunto: filhos. É uma coisa completamente maníaca, maluca, mas totalmente inevitável. O assunto “bebê” sai da boca instintivamente, assim como o leite sai do peito.
Uma hora ela dá um gritinho:
- Ai!
- Que foi? Pontada?
- Não, nada disto. Olha quem entrou ali.
Quando vejo, lá está ele. O meu ginecologista, o ex-ginecologista dela, vendo nós duas juntas. Ele deu um tchauzinho e fez um gesto, dizendo que já vinha conversar. Eu assenti com a cabeça, sorrindo. Continuei a falar com ela, mas ela estava aflita.
- Você não percebe a encrenca? Ele não sabe que eu troquei de médico. E agora?
- Mas nem precisa saber, cumprimenta o cara e pronto.
- Mas ele vai ver que eu estou grávida! Uma mulher não-grávida pode trocar de ginecologista, mas uma grávida, não. Uma grávida, que ele nem sabia que estava grávida, com certeza tem... outro! Que vergonha, ele vai descobrir tudo!
Concordei com ela. Aquilo era uma traição. Mas como mulheres grávidas tem a cabeça extremamente confusa e não conseguem pensar rápido, começamos a tentar entender o que sentíamos. Encontrar um ex-ginecologista naquela situação de barriga é como encontrar um ex-marido ou um ex-namorado... Não. É pior. É como encontrar o teu próprio marido e ele descobrir você grávida. De outro. De quem? Do ginecologista? Não, grávida do teu marido mas se tratando com outro ginecologista. Não. Peraí. A traição é com o ex-ginecologista, o marido não tem nada a ver. Como não tem nada a ver? Mas o filho é dele! De quem? Do teu marido? Acho que sim, pode ser dele, mas a traição é com o outro! Outro? Quem tem outro? Confusão.
Ela estava atrapalhada, eu idem. Ficamos rindo e ela cochichando baixinho.
- Faz o seguinte, lúcia. Ele pode me ver, mas não pode ver minha barriga.
- Mas você está de sete meses!
- É, mas eu escondo a barriga embaixo da mesa.
- Como?
- É só você me encobrir. Eu fico afundadinha na cadeira. Entende? Olha só.
- É, não aparece muito.
- E você fica na frente, disfarça, fala um monte de assuntos com ele, que eu falo com aquela moça loira que está ali na frente, mãe dos gêmeos. Entendeu?
- Entendi.
- Fala bastante e leva ele para tomar cocacola na cozinha com você. Por favor.
Eu não tinha outra saída. Ela já tinha se afundado, colocou a bolsa ao lado, engatou um conversa, qualquer assunto servia, e falava, falava, falava...
E assim eu salvei minha amiga de uma terrível... traição com um ex-ginecologista. Falei um tempão com o médico, inventei dores e inchaços nos pés, levei o médico para a cozinha, blá, blá, blá.
Não sei se ele percebeu. Acho que sim, afinal ele vê mulheres grávidas o dia todo, a gente fica com aquela “cara” além da barriga... um narigão...
Ela saiu da mesa horas depois, quando o ex estava no jardim e eu avisei que o caminho estava livre. Pegou a filha, o marido e escapuliu de fininho.
Depois de dois meses o filho dela nasceu, lindinho de tudo. No ano seguinte, pimba. Encontramos o médico de novo, na mesma festa.
Adiantou alguma coisa?

Nenhum comentário: