segunda-feira, 15 de agosto de 2005

as palavras do domingo


- Tem uma palavra que eu acho muito estranha – falou o Zé no café da manhã, enquanto lia o jornal.
- Qual?– perguntei.
- É “reconduzido”. Lembra quando meu irmão foi reconduzido do cargo? Esquisito, né? Parece que estão carregando a pessoa morta num caixão.
- Caixão?
- É. Parece que a ação de “reconduzir” foi feita por outra pessoa, não por ele. Outra palavra esquisita é “redirecionar”. Coisa de gente morta, ser “redirecionado” ou “reconduzido”. Acho que gente viva, bem viva mesmo, se direciona e se conduz. Sozinha.
- Eu não gosto de “evacuação” – falou a Luciana – Sabe quando falam que “evacuaram o prédio”? Não preciso nem falar porque, né? Eca.
- Já eu não gosto da palavra analista – resolveu o João.
- Como que é?
- Analista – ele insistiu – Eu não gosto dessa palavra.
- Você está falando da profissão, filho? – perguntei, curiosa – Analista, o homem que faz análise?
Todo mundo olhou para ele.
- É profissão? Pode ser, mas olha que palavra horrorosa. Analista. A-na-lis-ta. Anal e lista. Ou então lista anal – o menino começou a rir - Horrível. Tem alguma coisa a ver com essa profissão ai?

Nenhum comentário: