segunda-feira, 27 de dezembro de 2004

Onde estão as fotos?


... essa coisinha ai
.
Foi sexta feira passada, no almoço de natal. Ela, a minha mãe, detesta tirar fotografias: basta ver uma máquina que sai correndo.
- Mãe - falei, cautelosa - Será que... será que você podia tirar uma foto com os meninos, ali, ao lado da mesa de natal?
- Ah, claro, filha - ela disse, animada, já posando e sorrindo para a máquina - Venham, meninos. Assim está bom?
Eu nem questionei. Que estava acontecendo com ela?
- Ótima, mãe, você está ótima. Todo mundo riiindo...
Clic.
- Agora tira uma com a tia Zoé, mãe?
- Claro!
Lá foi ela, animadona.
Clic.
Gente, que coisa mais estranha. Tentei mais uma vez.
- Hum... Tira uma foto comigo agora, mãe?
- Tiro, claro! Pode ser aqui?
E ela sorriu para a máquina mais uma vez.
Clic.
Clic.
Clic.
- Pronto? Satisfeita? Agora dá licença, filha. Vou cuidar do almoço - ela declarou.
Fui atrás dela, curiosa.
- Ô mãe...
- Fala.
- Hum... você não liga mais de tirar fotografia?
- Ah! Dessas ai eu nem ligo, filha - ela apontou a máquina e riu - eu não estou nem tchum para essa coisinha ai.
- Essa o quê?
- Com essas máquinas ai, essas máquinas de computador que vocês têm agora, pode tirar foto minha à vontade! Essas máquinas tiram as fotos e a gente nunca mais vê, fica tudo ai dentro delas... hahaha! - ela deu de ombros - Eu nunca vi nenhuma dessas fotos na vida! Elas desaparecem, é como se não existissem! Olha, o que eu não gosto é daquelas máquinas que tiram fotos de papel. Naquelas eu fico horrível, Deusmelivre - e ela me olhou séria - Daquelas eu fujo mesmo.
Aproveitei e...
Clic.
Tirei mais uma foto.
É. Ou eu ando virtual demais ou minha mãe que é real demais.


Nenhum comentário: