sábado, 23 de outubro de 2004

A menina sem estrela

Hoje não tenho cabeça para escrever nada.
Achei aqui um monte de frases tiradas de um livro do Nelson Rodrigues.
Me fez um bem enorme lê-las.

*

“Naquele momento, descobri que não se deve adiar uma palavra, um sorriso, um olhar, uma carícia. E como me doía não ter dito a ele tudo, não ter feito as confissões extremas... quantas palavras calei com pudor de ser meigo, vergonha de parecer piegas?”

“Todo amor é eterno e, se acaba, não era amor”

“Afinal, o amoroso é sincero até quando mente”

“Diz alguém que a cama é um móvel metafísico, onde o homem nasce, sonha, ama e morre”

“Disse não sei quem que o desejo é triste. E nunca se desejou tanto como naqueles quatro dias. A tristeza escorria, a tristeza pingava, a alegria era hedionda.”

“... no fim de certo tempo de rotina matrimonial, o amor, a paixão ou que outro nome tenha é substituído por um sentimento mais sereno, mais estável, mais benigno. Digamos a palavra e o sentimento: a amizade. De sorte que um desejo inopinado que venha a turvar a pura e desinteressada estima – é quase incestuoso.”

“E confesso: - o meu teatro não seria como é, nem seria como sou, se eu não tivesse sofrido na carne e na alma, se não tivesse chorado até a última lágrima de paixão o assassinato de Roberto.”

“ Acabava de tocar o mistério profundíssimo do teatro. Eis a verdade súbita que eu descobrira: - a peça para rir, com essa destinação específica, é tão obscena e idiota como o seria uma missa cômica.”

“Eis a verdade: - a fome varre, a fome raspa qualquer sentimento forte. O ódio exige boa alimentação e repito: - para odiar, o sujeito precisa de um sanduíche, pelo menos de um sanduíche.”

“E, naquele momento achei, como o afogado, que nenhum homem deve possuir a mulher amada.”

“Para o homem o amor não é gênio, não é talento, e sim tempo, métier, sabedoria adquirida. Fiz as considerações acima para concluir: - o homem devia nascer com trinta anos feitos.”

“O povo pare os gênios, e só. Depois de os parir, volta a babar na gravata.”

“E qualquer obra de arte, para ter sentido no Brasil, precisa ser essa golfada hedionda.”

“Ora, sem um mínimo de morbidez, ninguém consegue gostar de ninguém. O amor ou é puro desejo ou, menos do que isso, a posse sem desejo.”

“ “ O Sábado é uma ilusão.” ” ... “E, assim, através dos tempos, criança, adolescente, homem feito, velho, tenho acumulado minhas descobertas. Hoje, reconheço que tenho uma dívida séria com várias frases fundamentais. Fiz peças de uma frase.”

“Para mim, há uma nítida relação entre a adúltera e o suicida. Aquela que trai e aquele que se mata estão fazendo um julgamento do mundo.”“Penso se o próprio sentimento de morte não deflagra essa vontade, brutal e fatal, de comer. Comecei a me justificar: - há uma fome da angústia, uma fome da solidão, uma fome do medo. Não. Do medo, não. O medo tira a fome. A angústia, sim. A angústia dá ao homem uma fome de miserando.”

Nelson Rodrigues

*

Um comentário:

Charles Vincent disse...

Esse carinha é bamba.
Ele e o Millor.
Ele, o Millor e o Paulo Fancis.
Quer saber, toda a turma que passou pelo Pasquim...